CURIOSIDADES

Neste espaço apresentamos perguntas & respostas sobre os mais diversos assuntos. Se você quiser colaborar, favor, entre em contato.


Como funcionam os prismas, objetos transparentes que mudam de cor quando expostos à luminosidade?

Feitos de vidro, os prismas decompõem a luz branca nas sete cores que ela traz em si - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta -, parecendo gerar raios coloridos. O efeito ocorre pelo seguinte motivo: quando as cores que formam o branco atravessam o vidro de um prisma, cada uma delas sofre um desvio em seu curso; ao voltarem para o ar, os feixes de luz estão separados, seguindo direções distintas entre si.Daí a aparição de raios independentes, de diversas cores.

 

Como funciona uma usina hidrelétrica e que aparelhos são usados para gerar energia?

A usina hidrelétrica é uma instalação que transforma a energia hidráulica em energia elétrica. Para isso acontecer, é necessário existir um desnível hidráulico natural ou criado por uma barragem, para captação e condução da água à turbina, situada sempre em nível tão baixo quanto possível em relação a captação. Uma usina hidrelétrica é composta de reservatório, da casa de força e da subestação elevadora. O reservatório é formado pelo represamento das águas do rio, por meio da construção de uma barragem. Na barragem é construído o vertedor da usina, por onde sai o excesso de água do reservatório na época das chuvas. A casa de força é o local onde são instalados os equipamentos que vão produzir a energia. Na subestação elevadora são instalados os transformadores elevadores onde a energia elétrica tem suas características transformadas para melhor transportá-la através das linhas de transmissão. A produção de energia elétrica ocorre em várias etapas. Primeiramente, capta-se água em um reservatório. Então, ela é conduzida sob pressão por tubulações forçadas até a casa de máquinas, onde estão instaladas as turbinas e os geradores. A turbina, sucessora das antigas rodas d’água, é formada por um rotor ligado a um eixo. A pressão da água sobre as pás do rotor da turbina produz um movimento giratório do eixo da turbina, transformando a energia hidráulica em um trabalho mecânico, que por sua vez aciona o gerador. O gerador é um equipamento composto por um eletroímã e por um fio bobinado. O movimento do eixo da turbina produz um campo eletromagnético dentro do gerador, produzindo, assim, a eletricidade, levada para o consumidor por meio das linhas de transmissão.

 

Como funciona a escala Richter?

A escala Richter, que mede a intensidade dos terremotos, foi desenvolvida pelo sismólogo americano Charles Francis Richter e começou a ser usada em 1935. Um pêndulo, com oscilação controlada, é fixado em uma base de concreto que registra tremores em três direções: duas horizontais e uma vertical. A escala vai de zero a nove e os tremores fracos receberam valores próximos de zero. Cada unidade representa dez vezes a magnitude do tremor.

 

Como a grafite é colocada no lápis?

Depois que a mistura de argila e grafite é comprimida e se torna bastões muito finos, ela é colocada na canaleta de uma ripa de madeira. Outra ripa, com o mesmo formato de canaleta, é encaixada em cima. A madeira de fora é desgastada para formar o lápis.

 

Roupas e cobertores aquecem nosso corpo?

Não. Para se manter aquecido em 36 graus, nosso corpo produz calor. As roupas grossas de inverno e os cobertores apenas impedem que o calor se esvaia, mantendo-o junto ao corpo por mais tempo. Justamente por sermos produtores de calor, e as roupas não, em riscos de hipotermia é aconselhável que as pessoas fiquem abraçadas, pois assim os corpos trocarão calor uns com os outros e não com o ambiente frio.

 




Como são construídos os prédios à prova de terremotos?

O Japão, que constantemente é atingido por terremotos, foi o precursor desse tipo de construção. O sistema consiste em colocar molas no meio da fundação dos edifícios. Assim, o prédio balança por igual durante os tremores. É esta oscilação uniforme que impede o edifício de cair. Nos Estados Unidos, a técnica é intercalar camadas de borracha natural e chapas de aço na construção.


Por que a bússola aponta sempre para o norte?

Isso acontece porque o planeta Terra tem um campo magnético que funciona como se fosse um grande ímã. “É sabido que polos opostos se atraem; então, quando se coloca uma bússola - que traz um ímã em si - em qualquer local do planeta, o ponteiro que representa o norte aponta para a região cuja polaridade o atrai. Independentemente do local onde a pessoa estiver, tal ponteiro será atraído pelo norte”, esclarecem os astrônomos.

 

Por que o sabonete escorrega?

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Unilever, 70 a 85% do sabonete é constituído de sabão de sódio. Este elemento (utilizado na maioria dos produtos do mercado) é feito a partir de reações de óleos e gorduras com soda cáustica. Como as moléculas destes elementos têm muita viscosidade, os sabonetes se tornam pegajosos e deslizam. A água também contribui, já que dissolve o produto.

 

Por que o sabonete limpa a sujeira?

O sabonete limpa porque altera a tensão superficial da água, emulsificando  e suspendendo a sujeira, que sai com mais facilidade durante o enxágue. Cerca de 80% da composição dos sabonetes em barras é formada por surfactantes (substâncias responsáveis pela limpeza da pele) e os outros 20% são constituídos por água e outras substâncias solúveis.

 

Como se mede o teor alcoólico nas bebidas?

O teor alcoólico de uma bebida é calculado com base na porcentagem de álcool puro presente na mesma Uma bebida que possui teor alcoólico 10% vol., por exemplo, tem 10% de álcool em seu volume. Esta mesma medida pode ser expressa em ºGL, com a mesma significação. A sigla é a abreviação de Gay Lussac, o nome de um químico francês responsável por diversas constatações relativas ao comportamento dos líquidos. Em geral, as cervejas se enquadram entre as bebidas de baixo teor alcoólico (menor ou igual a 6º GL), os vinhos e licores são de médio teor (não ultrapassando os 20º GL) e os uísques, vodcas e aguardentes têm alto teor alcoólico (chegando às vezes aos 40 ou até 50º GL).


É perigoso engolir chiclete?

A goma de mascar não gruda no aparelho digestivo. Os resíduos digeridos são eliminados junto com as fezes. O problema é que, se a pessoa engasgar, o chiclete pode obstruir a passagem de ar e causar asfixia.


Como se sabe o número de calorias de um alimento?

Somam-se as calorias produzidas pelas gorduras, proteínas e hidratos de carbono, que entram na composição dos alimentos e têm a função de produzir energia para o organismo. Para cada grama de gordura queimado produz 9 calorias; a mesma quantia de proteína ou hidrato de carbono produz 4 calorias.

 

Conforme pedido de várias pessoas, vamos continuar postando algumas curiosidades sobre alimentos. De modo que o assunto continua sendo,  - por enquanto - a culinária, nas nossas Curiosidades.


É verdade que o hot dog é o maior causador de intoxicação alimentar do mundo?

De acordo com o renomado médico gastroenterologista Erkki Larsson, qualquer alimento deteriorado e contaminado por microrganismos ou toxinas pode provocar a intoxicação alimentar. “Nunca estive em contato com informações sobre a incidência de intoxicações causadas pelo hot dog. No entanto, vale apontar que este alimento está entre os fast foods mais consumidos e muitas vezes tem origem duvidosa, bem como, o armazenamento e preparo inadequados”, - adverte.

 

É verdade que os europeus usavam especiarias para disfarçar o gosto da comida estragada?

As especiarias servem para condimentar e dar sabor diferente aos alimentos. Por isso, muitas pessoas acreditam que elas eram usadas na Idade Média para mascarar o gosto ruim de comidas estragadas. Segundo historiadores, a carne consumida naquela época era mais fresca do que a de hoje justamente porque as condições de conservação eram piores. Em algumas regiões, era proibido por lei comercializar carne de animais abatidos há mais de um dia no verão e há mais de três dias no inverno.

 

Na França, quando alguém quer pão, pede pão francês ou apenas pão?

De acordo com Cuilliot Guillaume, proprietário duas padarias no Norte da França, o pãozinho francês que aqui conhecemos não está entre os mais populares de seu país. "Posso afirmar, inclusive, que dificilmente alguém encontrará um pão desses em uma padaria francesa", garante Guillaume. Segundo ele, esta versão de pão é comum apenas nos restaurantes e, provavelmente, um brasileiro que tomou contato com o produto gostou e passou a produzi-lo no Brasil com este nome. O padeiro francês vai além, contando que em seu país o pão mais tradicional e de maior saída nas padarias é a baguette; o nosso pãozinho francês, por sua vez, é chamado lá de pistolle (pistola).

 

O chocolate que fica esbranquiçado está estragado?

Não. O chocolate com aspecto esbranquiçado sofreu a ação do calor. Um dos principais componentes do chocolate é a manteiga de cacau. Quando o produto é exposto a temperaturas acima de 28ºC, ele amolece e a manteiga se separa da cacau. Ela fica concentrada na superfície do chocolate mesmo depois que ele volta a endurecer.

 

O que é um ovo caipira?

Enquanto o ovo caipira é fecundado e pode dar origem a uma nova ave, o ovo de granja é estéril. As galinhas caipiras têm vida mais livre e recebem alimentação variada. O ovo caipira é mais amarelo porque tem 50% a mais de carotenóides, substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células.






O tema por enquanto continua sendo a Culinária. Tá na moda!!!


POR QUE A PIMENTA NOS FAZ ESPIRRAR?

Um dos culpados disso são:  o óleo encontrado na pimenta, que é retirado das sementes da planta e é usado para condimentar linguiças, molhos, carnes, etc. Outra culpada é a piperina, substância presente nas pimentas preta e branca. Mas espirramos principalmente porque costuma-se usar a pimenta em pó, e quando suas partículas são aspiradas pelo nariz, o organismo tende a expeli-las, assim como faz com qualquer outro tipo de pó.

 

Por que as garrafas de vinho não são transparentes?

O vidro colorido das garrafas funcionam como um filtro solar. O vinho é como a pele: sofre com os raios UVA. Se deixado em lugar ensolarado pode ter seu aroma e sabor alterados. Mesmo que a garrafa sirva de proteção, é necessário guardá-las em local protegido do calor e da luminosidade.


Por que as pessoas colocam arroz dentro do saleiro?

O sal dentro de um saleiro ganha umidade e endurece, dificultando sua utilização. O arroz é colocado no frasco justamente para absorver esta umidade e evitar que o sal fique empedrado.

 

Por que o macarrão forma espuma quando está cozinhando?

A semolina do trigo é constituída por carboidratos (amido) e proteína. No processo de moagem do cereal para extração da semolina, algumas cadeias de amido são quebradas. Quando a massa é colocada na água fervente, essas cadeias quebradas se expandem, absorvendo minúsculas bolhas de ar junto com a água. E essas bolhas vão para a superfície da água fervente na forma de espuma.

Por que os chefs de cozinha usam chapéus brancos e altos?

O costume data do século XV, quando os cozinheiros eram bem pagos e respeitados pelos gregos na era bizantina. Quando os turcos derrubaram o Império Bizantino, em 1453, os bons chefs se esconderam entre os monges. E para não serem identificados, adotaram as vestimentas dos monges, incluindo aí um chapéu negro alto e inflado. Com o tempo, mudaram a cor do chapéu para se diferenciarem do clero.

 

Por que os queijos suíços têm buracos?

Os buracos são chamados de "olhos" pelas indústrias de laticínios e são formados com a expansão de gases emitidos por uma bactéria. Ela é colocada durante os primeiros estágios da produção do queijo suíço e ajuda a amadurecê-lo e a lhe dar o sabor característico.

 

Por que se coloca cal de construção no doce de abóbora?

Para que os pedaços da fruta do doce em calda fiquem com uma casquinha crocante. A cal faz bem também porque acrescenta cálcio ao alimento.



Qual a diferença entre o açúcar refinado, o cristal e o mascavo?

A diferença é o processo de purificação. O cristal e o refinado são mais apurados do que o mascavo. O nível de sacarose também é maior no cristal e por isso ele tem poder mais adoçante e mais calórico. E o mascavo, apesar de ser um pouco menos doce, possui uma quantidade um pouco maior de sais minerais.


Qual a diferença entre os biscoitos cream cracker e os de água e sal?

A massa dos biscoitos cream cracker é mais gordurosa, com cerca de 16% de gordura em sua receita. Já o biscoito de água e sal possui apenas 7%. A gordura deixa o biscoito cream cracker mais crocante e cremoso e o próprio nome em inglês indica isso. Um legítimo cream cracker tem 32 calorias, enquanto o água e sal tem 27.


Qual a diferença entre produtos light e diet?

Os produtos light têm menos calorias que os tradicionais. Os produtos diet não são, necessariamente, menos calóricos, pois podem ter mais gordura que os tradicionais. Pela normatização do Ministério da Saúde, eles são destinados aos diabéticos por não possuírem açúcar.


Tomar água logo após comer pão engorda?

Beber muita água depois de comer pão não o torna mais calórico. O que acontece é que a água dilata o pão e enche o estômago. Assim, o estômago se torna mais volumoso e a pessoa fica com a impressão de estar com a barriga maior.



O ASSUNTO É CINEMA

O que era Rosebud?

Esta é a dúvida que acompanha todo o enredo de Cidadão Kane, a obra-prima cinematográfica do diretor Orson Wells. Mas a revelação só ocorre nos momentos finais do filme quando, em seu derradeiro suspiro, o personagem Charles Foster Kane relembra dos bons tempos em que brincava na neve com seu trenozinho vermelho, carinhosamente batizado de Rosebud. Detalhe de alcova: o termo traduzido significa botão de rosa e era o “apelido” pelo qual William Randolph Hearst chamava o clitóris de sua amante, a atriz Marion Davies. Para quem não sabe, a história de Kane é inspirada na vida de Hearst, grande magnata da imprensa nos anos 40.

Por que o cinema é conhecido como a sétima arte e quais são as outras seis?

Na Antiguidade, os gregos e romanos classificavam como arte a pintura, a escultura, a oratória, o teatro, a poesia, a música e a dança. Mas foi no século XVIII que as manifestações criativas foram estudadas e classificadas em dois grupos: as belas artes e as belas letras. As belas artes eram seis: arquitetura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia. Das belas letras faziam parte a gramática, a eloquência, a poesia e a literatura. Quando o cinema surgiu, em 1895, inventado pelos irmãos Lumière, foi classificado como arte e ganhou o rótulo de "sétima arte".

Por que o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho?

Porque no dia 19 de junho de 1898, retornando de uma viagem à França, o cinegrafista Afonso Segreto registrou as primeiras cenas em movimento em terras brasileiras. Ele filmou a entrada da baía da Guanabara.

Por que o prêmio recebeu o nome de Oscar?

Até 1931, o troféu, era chamado apenas de estatueta. Nesse ano, conta a lenda, a bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, ao observar a estatueta em cima da mesa de um dos diretores da Academia, comentou: "Nossa, parece meu tio Oscar". Ela se referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. O crítico de cinema Sidney Skolsky ouviu a brincadeira e a publicou. O nome pegou. O Troféu imprensa, cópia fiel do Oscar, foi criado em 1958 para premiar os melhores da TV Brasileira.


Como surgiu a linguagem algébrica da matemática?
Por volta de 400 d.C., um estudioso de Alexandria chamado Diofante experimentou usar símbolos para facilitar a escrita e os cálculos matemáticos. Cerca de 400 anos mais tarde, o matemático Mohamed Ibn Musa al-Khowarizmi escreveu o Al-jabr, um livro que trata da mudança de termos de um lado para outro de uma equação. Finalmente, as letras e símbolos como são hoje utilizados surgiram por volta de 1500. O responsável desta vez foi François Viète, que passou a representar valores indeterminados com letras.

Como a água produz energia elétrica?
Para entender o processo é preciso saber a diferença entre as energias potencial e cinética. A potencial é a capacidade de movimento do objeto estático (energia sem movimento) enquanto a cinética é o próprio deslocamento (energia do movimento). Em uma represa, a água parada acumula energia potencial. Quando as comportas são abertas, a energia potencial se transforma em cinética e move as turbinas. A energia elétrica é produzida por um gerador que funciona com o movimento das turbinas.

HOUVE ALGUMA MULHER NA HISTÓRIA QUE CONTRIBUIU COM O AVANÇO DA MATEMÁTICA?

Na história datada desde o século cinco antes de Cristo, tem se vários registros de mulheres que prestaram grandes contribuições para a matemática. Entretanto, dada a dificuldade que tinham de serem aceitas na comunidade científica, algumas chegavam a vestir-se de homem para conseguir avançar em seus trabalhos. Em geral, as que tinham mais acesso às ciências eram as filhas ou esposas de estudiosos.

O que acontece se uma pessoa, em alto-mar, for atingida por um raio? E se o raio cair próximo a ela?

Por causa da alta temperatura, um raio que acerta uma pessoa diretamente provoca a morte instantânea. Mas, se a pessoa estiver no mar e um raio cair nas proximidades, haverá um choque elétrico (de força inversamente proporcional à distância que ele cair do banhista), que poderá causar uma parada cardíaca.


É verdade que o cloro da piscina deixa os cabelos loiros com aparência esverdeadas?

Não é cloro da piscina que deixa verde o cabelo tingido de loiro. O verdadeiro responsável é o cobre presente na água. Segundo especialistas, o metal reage com substâncias da tintura presentes no cabelo. O cabelo esverdeado é resultado dessa reação química. 

 

O que é abreugrafia e qual é o motivo da sua comemoração?

Abreugrafia é um tipo de exame que diagnostica precocemente a tuberculose. O método, descoberto em 1936 pelo médico brasileiro Manoel de Abreu, tornou-se conhecido graças ao seu baixo custo operacional e eficiência técnica. O Dia da Abreugrafia foi instituído em 1958 em homenagem ao nascimento de Manoel de Abreu. Antes de ser definido o termo abreugrafia, o exame recebeu nomes como fluorografia, fotofluorografia, radiografia e Roentgenfotografia.

 

O que é aurora polar?

O fenômeno manifesta-se como uma faixa de luz colorida e brilhante no céu das regiões polares. É conhecido como aurora boreal no polo Norte e aurora austral no polo Sul. As auroras são resultantes de descargas elétricas que ocorrem a altitudes entre 100 e 300 quilômetros distantes da Terra. Como o campo magnético do planeta é muito forte nos polos, ele atrai partículas do vento solar. Essas partículas são carregadas de eletricidade e colidem com átomos e moléculas da nossa atmosfera, o que provoca as descargas elétricas e a luminosidade. A aurora polar pode ter diferentes formas. É comum se assemelhar a uma coroa ou a um arco que atravessa o céu.

O que é Dimensão?

Dimensão é a partir do qual se define e sistematiza as formas geométricas e a maneira como elas se distribuem no espaço. A primeira dimensão é representada pela linha, seja ela reta ou curva, e pode ser medida de acordo com seu comprimento. A segunda caracteriza uma superfície, medida em área. Já a terceira estende-se a formas volumétricas em geral, como cubos, poliedros e esferas. A quarta dimensão, por sua vez, é a mais polêmica entre todas e foi definida por Einstein na Teoria da Relatividade. Ele explica que o espaço não é apenas tridimensional e que o tempo não é uma entidade isolada. Desta forma, a relação entre estes dois aspectos – espaço e tempo – determina a quarta dimensão.


O que é fogo-fátuo?

Conhecido popularmente como boitatá ou cobra-de-fogo, o fogo-fátuo costuma ser visto em cemitérios e pastagens. É um fenômeno químico resultante da queima do hidrogênio fosforado em estado gasoso. Isso acontece porque as plantas e os cadáveres de animais ou pessoas, em estado de decomposição, liberam fósforo e hidrogênio. Essa mistura pega fomo em contato com o ar e são levadas de um lado para o outro quando está ventando.


O que é furacão?

O furacão é uma tempestade que se forma sobre os oceanos de regiões tropicais. Conhecido também como ciclone tropical, o furacão tem o formato de uma coluna que gira em torno do seu próprio eixo e pode provocar ventos de até 300 quilômetros por hora. No seu centro, conhecido como o “olho do furacão”, a pressão é muito baixa, não há chuva e os ventos são mais fracos. Esse tipo de tempestade é chamada de furacão quando se origina no Oceano Atlântico ou no nordeste do Oceano Pacífico e de tufão quando ocorre a partir do noroeste do Oceano Pacífico. O mesmo fenômeno é conhecido como ciclone quando se forma no Oceano Índico.


O que é ilusão de ótica?

Nem sempre nossos olhos retratam fielmente a realidade. Na verdade, é nosso cérebro que interpreta as coisas de forma um pouco distorcida de vez em quando. Ele também pode completar imagens onde faltam peças e o resultado fica esquisito. Isso são as ilusões de ótica.


O que é melanismo industrial?

O melanismo industrial é uma forma de seleção natural, que se caracteriza pelo aumento da ocorrência de indivíduos (plantas, animais ou até seres humanos) com coloração escura, por conta de mudanças ambientais geradas pela industrialização. Um exemplo é a mariposa Biston betularia, típica de regiões industrializadas da Inglaterra. Originalmente, a maioria das mariposas de determinada região inglesa tinha coloração esbranquiçada e habitualmente pousava em troncos de árvores cobertos por liquens de coloração

clara. Por conta da poluição gerada pela industrialização, os líquens desapareceram dos troncos das árvores e, com isso, as mariposas claras ficavam muito expostas aos predadores. Assim, as poucas escuras que existiam começaram a ter mais facilidade de sobreviver, desenvolver-se e reproduzir-se e.com o tempo, elas passaram a existir em proporção muito maior do que as claras.


Para que serve a camada de ozônio? A camada é constituída pelo gás ozônio e forma um espécie de capa protetora ao redor de todo o planeta. Ela funciona como um filtro dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, causadores do câncer de pele. O vilão da camada de ozônio é o CFC (clorofluorcarbono) emitido por geladeiras e aerossóis. O problema mais sério é na Antártida onde acontece um estranho fenômeno: no mês de setembro a metade da camada, correspondente a uma área maior do que a América do Sul, some da atmosfera.

Por que a água não é inflamável se ela é constituída de hidrogênio e oxigênio? As substâncias só pegam fogo se, além de serem constituídas de elementos combustíveis, conseguirem reagir com o oxigênio do ar. A água não entra em combustão porque sua estrutura molecular é tão estável que não reage com o oxigênio. Seria preciso muita energia para romper suas moléculas. Nem o calor do fogo é capaz de quebrar as ligações moleculares da água. 

Por quantas gerações uma característica física pode ser transmitida geneticamente? Segundo a ciência biológica, as características genéticas podem ser transmitidas de geração para geração, indeterminadamente. “Mesmo que uma característica do pai não se manifeste no filho, ela pode se manter presente no gene (na forma recessiva), por incontáveis gerações”, explica a bióloga.


Por que a chuva cai em forma de gotas e não de uma vez?

Pedro da Silva Dias, professor de Meteorologia do IAG (USP), explica que o vapor d'água passa para a forma líquida apenas quando a umidade relativa do ar chega perto de 100%. Isso ocorre preferencialmente  sobre os chamados núcleos de condensação - materiais de dimensão muito pequena, que têm afinidade com a água. "As gotículas que se formam sobre estas partículas vão crescendo até atingirem um peso tal que começam a cair, gerando a chuva", explica. Tudo isso acontece aos poucos e não de uma só vez. As gotas menores, que não têm peso suficiente para vencer a resistência do ar e vento, permanecem em suspensão e só cairão quando conseguirem unir-se a outras.


Por que alguns vidros estouram ou trincam sozinhos?

Há dois motivos que podem causar o estouro de um vidro, conforme explica José Roberto Siqueira, professor de física dos cursos pré-vestibulares Anglo SP. "O primeiro seria a fixação do mesmo sem folgas quando ocorrem elevações de temperatura, o vidro não tem para onde dilatar e termina por trincar ou quebrar", explica. Outro problema possível é que o vidro tenha sido colocado já com fraturas. Nesse caso, até o impacto de ondas sonoras muito fortes pode ocasionar seu rompimento.


POR QUE AS CHAMAS TEM CORES DIFERENTES?

As chamas adquirem cores de acordo com a sua temperatura. O poder calórico (PC) do material queimado é que determina a temperatura da chama. As chamas azuis são as mais quentes e as amarelas são as mais frias.

Por que a circunferência tem 360 graus?

Não se sabe ao certo o motivo pelo qual se estabeleceu que a circunferência seria dividida em 360 graus. Existem pelo menos duas possibilidades. Na primeira delas, o número teria sido estabelecido por uma civilização que acreditava ser a terra o centro do universo e cujo calendário teria 360 dias. De acordo com a suposta civilização, o Sol caminharia, então, um grau por dia, totalizando os 360 graus da circunferência. Outra possibilidade é a de que os babilônios usavam 60 como base para seus cálculos. Por esse motivo, os gregos teriam dividido o raio do círculo em 60 partes. Como já seria conhecido que o comprimento da circunferência equivaleria a 2.Pi.r - duas vezes Pi vezes o raio - e que Pi valia aproximadamente 3, então teria se estabelecido que a circunferência teria 360 graus (2 x 3 x 60 = 360).

 

Por que o choque de dois corpos provoca som?

O músico e engenheiro eletrônico Fernando Fioravanti de SP explica que o choque entre dois corpos quaisquer provoca sempre uma vibração e que, de acordo com sua frequência, essa vibração gera ondas sonoras. "Ao atingir os tímpanos, estas ondas provocam uma vibração na mesma frequência, fazendo com que escutemos algo", detalha. Fioravante conclui que o som nada mais é do que um deslocamento de ar provocado por vibrações.

 

Por que o leite, ao ferver, se expande e sobe, e a água não?

Na realidade, o leite não se expande. O aquecimento faz com que a água contida nele ferva e evapore. "Quando isso acontece, ela leva consigo proteínas do leite que possuem baixo peso molecular e estão na camada mais superficial do líquido - assim, elas acabam transbordando", explica Itajar Lamego, técnico da Parmalat.


Por que o líquido dentro de um copo não derrama quando uma aeronave se inclina?

Em uma manobra bem feita, ocorre um equilíbrio entre a velocidade do avião, a gravidade e a força centrífuga (que impele as asas para dentro ou para fora da curva). Nestas condições, poderia até ser feito um looping (giro de 360 graus) sem o líquido cair do copo. O princípio é o mesmo que mantém uma pessoa segura em uma montanha-russa, mesmo virando de cabeça para baixo



POR QUE, NA MATEMÁTICA, O SÍMBOLO DE INFINITO É UM OITO DEITADO?

O símbolo que indica o número infinito foi proposto por John Wallis em 1655 em seu tratado DesSectionibus Conicis. Nele, o autor declarou: “Isto, pois, denota o número infinito”. Seu formato, um oito deitado, é inspirado na antiga notação romana do 1000.


QUAL A FORÇA DO HOMEM MEDIDA EM HP OU CV?

Existem diferentes medidas que podem ser utilizados para representar a capacidade física de uma pessoa. Se ela empurra uma mesa, por exemplo, a força que faz será medida em newtons. Se conseguir arrastar esta mesa, estará realizando um trabalho medido em jaules. Dependendo da rapidez com que desloca a mesa (trabalho por unidade de tempo), a pessoa permitirá que se meça sua potência, esta sim dada em cavalo-vapor (CV).

 

Por que os pilotos kamikazes usavam capacete?

Em aviões, os capacetes nunca foram utilizados para proteger os pilotos em casos de acidentes. No início da história da aviação, eles serviam para manter aquecida a cabeça dos pilotos, que voavam em cabines abertas. Mais tarde, já em cabines fechadas, eles tinham a finalidade de acomodar fones de ouvido e microfones, permitindo a comunicação dos pilotos com a base por meio de rádio. Para os kamikazes, os capacetes funcionavam como o canal que os dirigia até seus alvos.

Por que quando estamos em pé, mas com o tronco do corpo tombado, as pessoas dizem "foi assim que Napoleão perdeu a guerra"?

Porque quando o exército de Napoleão estava voltando da Rússia, os soldados estavam tão exaustos e havia tanto gelo que eles mal conseguiam andar. Fatigados, eles acabavam tombando na neve, com as pernas e o tronco formando um ângulo de 90 graus.



Qual era a capacidade de transporte dos navios negreiros?

Normalmente, os navios negreiros transportavam de 300 a 600 escravos. Os negros eram trancafiados no porão dos navios, todos amontoados, e sofriam muito com as péssimas condições de higiene e alimentação. Em O Homem e a Terra no Brasil, de Edgar Rodrigues, consta que a situação era tão precária que, nas duas ou três semanas necessárias para a travessia, morriam de 50 a 70% dos escravos.


Qual a origem dos símbolos utilizados em computação?

No livro A Casa da Mãe Joana, Reinaldo Pimenta explica que estes símbolos surgiram durante a Idade Média. Naquele tempo, os livros eram escritos à mão, pelos chamados copistas. Os sinais e abreviaturas simplificavam a grafia das palavras e economizavam tinta e papel. Foi assim que o termo latino et se transformou em &. Hoje ele é como "e comercial". O arroba (@) era utilizado inicialmente para substituir a preposição latina ad, que entre outras coisas significava "em casa de". Na Inglaterra, o símbolo aparecia com frequência para definir os preços de mercadorias ("10 @ L3" queria dizer "10 unidades ao preço de 3 libras cada"). No século XIX, quando mercadorias com esta marcação chegavam a portos espanhóis, os estrangeiros as associaram ao desenho de uma unidade de peso chamada arroba. Daí sua denominação.


Quantos quilos de luz caem no planeta Terra por dia?

Os astrônomos explicam que a luz é formada por fótons, que os estudiosos acreditam não ter massa. A ciência ainda não conseguiu interpretar todos os aspectos relacionados à luz, mas, pelo menos por enquanto, acredita-se que não seja possível pesá-la. Em relação à luminosidade que o Sol manda para a Terra, é possível medi-la em erg (unidade de medida de energia). São ao todo 3,82x1033 erg/s.

Quem inventou a matemática?

De acordo com o professor Odilon Otávio Luciano, do Instituto de Matemática da USP, não é possível atribuir a invenção da matemática a um único estudioso. "O que podemos dizer é que a tradição grega (de Pitágoras, Tales de Mileto e outros) deu início ao conceito matemático atual, que visa encontrar princípios simples capazes de explicar conceitos complexos", afirma. Mesmo assim, não se pode ignorar a influência que estes nomes receberam de outros indivíduos e culturas, como a egípcia.




O ASSUNTO É CLONE


O clone também tem a mesma personalidade do original? 

Não. O clone humano teria as mesmas características físicas, como a cor dos olhos, o formato das unhas ou até mesmo uma alergia ao leite. “Mas matriz e cópia seriam duas pessoas diferentes, com gostos e personalidades distintas, moldadas a partir de situações que vivemos todos os dias”, diz a geneticista Mayana Zatz, do Instituto de Biologia da USP.


Quais os benefícios da clonagem para o ser humano?

No caso da clonagem de indivíduos, os casais com possibilidade zero de ter filhos seriam os principais beneficiados: “Às vezes o casal não fica à vontade com a ideia da adoção e pode preferir criar uma pessoa que, se não se parece com os dois, pelo menos tem as características de um deles”, explica. Por outro lado, a chamada “clonagem terapêutica” – que produz células para reposição em órgãos doentes –, pode ser a chave para o tratamento de males como hepatite, diabetes, osteoporose e até o câncer e o Mal de Alzheimer.


Quem são os pais de um clone?

“O pai e mãe do clone são uma única pessoa: o clonado, que cedeu a célula para que a cópia fosse feita”  - diz o pesquisador José Antônio Visintin. Na verdade, ele não é chamado de pai ou mãe, mas de doador ou matriz, pois o clone não é seu filho e sim uma cópia idêntica sua.

É verdade que as impressões digitais se formam quando o bebê toca o útero da mãe?

De acordo com Wilson Carrara, médico especializado em ginecologia e medicina fetal, as impressões digitais são formadas no feto ainda na barriga da mãe, mas nada têm a ver com a maneira como toca o útero. “As digitais podem ser comparadas aos traços do rosto ou a qualquer outra herança física e são determinadas exclusivamente pela formação genética do bebê”, explica o especialista. Segundo Carrara, independentemente das atividades que as pessoas realizam durante a vida, por mais que as mãos fiquem calejadas, as impressões jamais se alteram.


Em que situações o bebê chora?

O choro do bebê é uma forma de expressão. A opinião é do médico pediatra Jarbas José Salto Júnior. O bebê se manifesta em qualquer situação de incômodo. "Basta ele não estar satisfeito com algo, que começa a chorar”, explica o médico. Fome, sede, frio, calor e sono fazem o bebê chorar. Os incômodos causados pela urina e fezes em contato com o corpo ou qualquer tipo de dor também provocam o choro do bebê.

 

Por quanto tempo a mãe precisa acordar durante a noite para alimentar o bebê?

A ideia mais aceita hoje no meio médico é a de que o apetite do bebê deve ser saciado sempre que ele tiver vontade. Nos quatro primeiros meses de vida, sugere-se que a criança seja alimentada apenas com o leite materno. Como ele é de fácil digestão, o intervalo entre "pedidos" costuma ser de apenas três horas. Neste período, a mãe precisa acordar com grande frequência. Os médicos recomendam a amamentação, pelo menos, até os seis meses. Nesta fase, outros alimentos já podem entrar na dieta da criança, reduzindo, ou até eliminando, a necessidade da amamentação noturna.

 

Por que o bebê chora sem lágrimas? Quando elas começam a aparecer?

As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebê realmente chora "a seco". Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebê é o fato de ele passar a maior parte do tempo dormindo.

 

Por que os bebês regurgitam?

Nos primeiros meses de vida, o aparelho digestivo da criança ainda não está totalmente formado. Embora o estômago funcione perfeitamente, o esfíncter gastroesofágico – uma válvula situada entre o esôfago e o estômago, que normalmente se fecharia após a passagem do alimento – não funciona como num adulto. Por isso, é normal a criança regurgitar, deixando o alimento voltar ao esôfago e ser expelido em seguida. Em geral, o aparente incômodo desaparece  entre os seis e os 18 meses de vida.

 

Quantas fraldas o bebê gasta por dia e por quanto tempo ele deve usar fraldas?

Segundo o pediatra Jarbas José Salto Junior, os bebês sujam de quatro a seis fraldas por dia e as mães costumam deixá-los com fraldas, tanto durante o dia quanto à noite, até os dois anos. A partir de então, as fraldas diurnas tornam-se dispensáveis e as noturnas continuam sendo utilizadas até por mais um ano. O médico ressalta que o melhor período para "treinar" a retirada da fralda é o verão, evitando o risco de, no inverno, a criança ficar com o corpo molhado e resfriar-se em contato com a urina.



  • Quantos decibéis tem o choro de um bebê?

O choro dos bebês pode ter diferentes intensidades. Isto é determinado pelo desejo, estado de espírito, queixa e até personalidade da criança. Algumas mães dizem – intuição ou não - ser capazes de identificar o que o bebê pretende expressar apenas pela tonalidade do choro. O choro baixinho, comparável ao resmungar, pode te menos de 30 decibéis. Já o choro de altura semelhante a uma conversa de adultos está na faixa dos 70. Um choro muito estridente pode superar os 90 decibéis.

 

  • Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

A galinha. Todos os seres descendem de outros, a galinha é um estágio evoluído de outro animal. Dessa forma, ela, como a conhecemos, surgiu antes de pôr o primeiro ovo.


  • Por que bocejamos?

Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de gás carbônico no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo se equilibra. Isso porque a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea aumenta.

 

  • Por que os dias da semana acabam com feira?

No Império Romano, a astrologia introduziu no uso popular a septimana, ou seja, sete manhãs, de origem babilônica. Inicialmente, os nomes dos deuses orientais foram substituídos por equivalentes latinos. Nocristianismo, o dia do Sol, solis dies, foi substituído por dominica, dia do Senhor; e o saturni dies, ou dia de Saturno, por sabbatum, derivado do hebraico shabbath, dia do descanso, consagrado pelo Velho Testamento. Os outros dias eram dedicados a: Lua (segunda), Marte (terça), Mercúrio (quarta), Júpiter (quinta) e Vênus (sexta). O termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados - férias ou feiras - e, além disso, os mercados funcionavam ao ar livre.

Com o tempo, a Igreja baniu das liturgias os nomes pagãos dos dias, oficializando as "feiras". O domingo, que seria a primeira feira, conservou o mesmo nome por ser dedicado a Deus, fazendo a contagem iniciar-se na secunda feira, a segunda-feira. O sábado foi mantido em respeito à antiga tradição hebraica. Apesar da oposição da Igreja, as designações pagãs sobreviveram em todo o mundo cristão, menos no que viria a ser Portugal, graças ao apostolado de São Martinho de Braga (século VI), que combatia o costume de "dar nomes de demônios aos dias que Deus criou".


  • O que pesa mais: 1 quilo de chumbo ou 1 quilo de isopor?

Se a experiência for realizada no vácuo os dois pratos da balança ficarão equilibrados. Mas em condições normais, com a pressão atmosférica atuando, a balança irá pender para o lado do chumbo. Isso porque o volume de 1 quilo de isopor é muito maior do que o de 1 quilo de chumbo; assim, o isopor desloca muito mais ar do que o chumbo e tem uma atração maior para cima (empuxo) do que o chumbo.

 

  • O que são transgênicos?

São plantas criadas em laboratório a partir de experiências de engenharia genética. As técnicas permitem que os genes sejam manipulados de um organismo para outro, rompendo as suas estruturas naturais, até se chegar ao produto desejado. Assim, é possível fazer combinações de animais com bactérias ou plantas, jamais encontradas na natureza. Apesar de alguns transgênicos serem de grande utilidade para o homem, ainda não são conhecidos os efeitos, a longo prazo, de uma alimentação com base nos produtos geneticamente modificados.

 

  • Por que a pipoca estoura?

O grão de pipoca contém água em seu interior. A explosão da pipoca nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do  continente já comiam pipoca. Eles começaram a fazê-la com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a jogar o grãos soltos diretamente em fogo baixo. Outro modo era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.


  • Por que o mar é salgado?

Durante milhares de anos, as águas das chuvas lavaram as rochas, dissolvendo uma parte dos sais que as constituem. As águas do escoamento despejam anualmente milhões de toneladas de minerais nas fossas marinhas. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação, que provoca uma salinização constante e particular de cada mar. Para se ter uma ideia  a água do mar é composta por 3,5% de sais, entre eles o cloreto de sódio, que é a mesma substância que compõe o sal de cozinha.


  • Por que o tomate é considerado fruta em vez de legume?

O tomate é o fruto do tomateiro, onde se encontram os órgãos reprodutores desta planta. A polpa comestível nada mais é do que o ovário desenvolvido, dentro do qual há sementes originárias de óvulos. Quanto às leguminosas, constituem uma família de plantas, na qual o tomate não se inclui.


  • Por que os japoneses têm os olhos puxados?

De acordo com a oftalmologia , os olhos puxados dos japoneses são típicos dos povos de origem mongol.  “A fenda palpebral é mais amendoada neles do que em outros povos”, Explica  esta ciência, que esta diferença não interfere na capacidade da visão.


  • O que foi o “bloody sunday” de onde vem essa expresão?

A expressão "bloody sunday" vem do inglês e quer dizer domingo sangrento. No dia 30 de janeiro de 1972, católicos da Irlanda do Norte foram às ruas pacificamente. Eles protestavam contra as leis discriminatórias impostas pela maioria protestante. As tropas britânicas atiraram contra os manifestantes, matando 13 pessoas.

Outro católico morreu dias depois em virtude dos ferimentos. Até hoje a minoria católica da Irlanda do Norte briga pela anexação do território à Irlanda, de maioria católica. Já os protestantes querem que o país continue sendo subordinado ao Reino Unido, de maioria protestante. O “domingo sangrento” desencadeou uma escalada de violência e atos terroristas.

  • O que significam as estrelas estampadas na bandeira brasileira?

A bandeira do Brasil tem 27 estrelas. Elas correspondem ao número total de 26 Estados brasileiros mais o Distrito Federal. O desenho celeste estampado na nossa bandeira representa o céu do Rio de Janeiro, às 20 horas e 30 minutos, no dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. A estrela que está acima da faixa branca representa o Estado do Pará. O nome dela é Spica, a estrela alfa – a mais brilhante – da constelação de Virgem.

  • Os povos asiáticos atravessaram que continente ou oceano?

De acordo com as teorias mais antigas sobre migração, os povos asiáticos chegaram à América pelo estreito de Behring, durante as últimas glaciações, há cerca de 20 mil anos. O gelo, ao cobrir o mar, teria criado uma ponte entre o extremo oeste da América do Norte e leste da Ásia.

Perseguindo suas caças, os imigrantes teriam atravessado tal ponte, chegando assim ao continente americano. Recentemente, alguns arqueólogos encontraram vestígios que indicam a presença desses povos na América há cerca de 50 mil anos. Nesse caso, eles supõem que a travessia do continente tenha acontecido por mar. Mas isso, por enquanto, são apenas especulações.

  • A Tarifa Alves Branco

Em 1844, visando solucionar o grande déficit financeiro por que estava passando, o Governo imperial decretou uma nova política com relação às tarifas alfandegárias. De acordo com ela, os cerca de três mil artigos importados passariam a pagar taxas que variavam de 20 a 60%. A maioria foi taxada em 30%, ficando as tarifas mais altas para as mercadorias estrangeiras que já poderiam ser produzidas no Brasil. Embora o objetivo da Tarifa Alves Branco fosse apenas gerar mais recursos para o Governo, a medida acabou por favorecer o crescimento de novas atividades econômicas nacionais. Proposta e elaborada pelo então Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco, ela ficou conhecida como Tarifa Alves Branco.

  • O corpo de Cleópatra foi enterrado em alguma pirâmide do Egito?

Cleópatra não foi levada às pirâmides porque ela viveu muito depois do período em que os monumentos foram erguidos. As pirâmides foram construídas entre 2.650 a.C. e 1.700 a.C. enquanto Cleópatra viveu no século I a.C. Conforme seu pedido, a rainha do Egito, que se suicidou depois da nação ter sido tomada pelos romanos, foi enterrada ao lado de Marco Antônio, no Mausoléu Real em Sema, em Alexandria.

  • O que é Wall Street?

É o nome da rua onde está localizado o mercado financeiro em Nova York. Em 1635 construíram um muro na parte sul de Manhattan para proteger a cidade dos índios. O muro foi destruído e a rua construída em 12 seu lugar ganhou o nome de Wall Street (Rua do Muro). Depois de 50 anos, foi tomada por comerciantes e bancos de investimento e logo se tornou o centro financeiro dos Estados Unidos.

  • Quando foi construído o primeiro edifício da história?

Não se conhece a data exata do primeiro edifício da história, mas, desde as primeiras civilizações, há registros de grandes palácios, templos e construções. Sabe-se que os sumérios, que dominaram o sul da Mesopotâmia de 3.500 a 1.600 a.C., chegaram a ter cidades com mais de 30 mil habitantes, nas quais havia prédios repletos de colunas e terraços. Por causa da escassez de pedras, eles usaram uma argamassa de junco e barro, além de tijolos de barro secos ao sol. O maior dos prédios deste período, o Zigurate de Ur, tinha um pavimento superior com mais de 30 metros de altura. A civilização Minóica, que ocupou Creta por volta de 2.000 a.C., deixou vestígios de enormes palácios e edificações construídas antes de 1.750 a.C., quando uma grande catástrofe natural soterrou-as.

  • Como os faraós eram embalsamados?

Em primeiro lugar, cérebro, intestinos e outros órgãos vitais eram retirados. Nessas cavidades, colocavam- se resinas aromáticas e perfumes. Depois, os cortes eram fechados. Mergulhava-se, então, o cadáver num tanque com nitrato de potássio (salitre) para que a umidade do corpo fosse absorvida. Ele permanecia ali por setenta dias. Após esse período, o corpo era lavado e enrolado numa bandagem de algodão, com centenas de metros, embebida em betume, uma substância pastosa. Só aí o morto ia para a tumba. Esse processo conservava o cadáver praticamente intacto por séculos. A múmia do faraó Ramsés II, que reinou no Egito entre 1304 e 1237 a.C., foi encontrada em 1881 apenas com a pele ressecada. Os cabelos e os dentes continuavam perfeitos

  • Em que semana foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1922?

A Semana de Arte Moderna de 1922 aconteceu em apenas três dias: 13, 15 e 17 de fevereiro. O primeiro deles tratou de pintura e escultura, o segundo foi dedicado à literatura e à poesia e o terceiro dia ficou para a música. O evento, realizado no Teatro Municipal de São Paulo, foi o grande marco do Modernismo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário