sexta-feira, 24 de julho de 2020


Leia em Periscópio:

PAGAMENTOS INDEVIDOS

Controladoria-Geral da União (CGU) identificou e bloqueou o pagamento do auxílio emergencial a 396.316 servidores públicos estaduais e municipais que solicitaram o benefício irregularmente durante a pandemia de coronavírus. A informação é do ministro da CGU, Wagner Rosário, que participou nesta terça-feira (14) de uma audiência pública da comissão que acompanha as ações do governo federal no enfrentamento da covid-19.



Leia em  Curiosidades:

O que pesa mais: 1 quilo de chumbo ou 1 quilo de isopor?

Se a experiência for realizada no vácuo os dois pratos da balança ficarão equilibrados.

O que são transgênicos?

São plantas criadas em laboratório a partir de experiências de engenharia genética. As técnicas permitem que os genes sejam manipulados de um organismo para outro, rompendo as suas estruturas naturais, até se chegar ao produto desejado...

Por que a pipoca estoura?

O grão de pipoca contém água em seu interior. A explosão da pipoca nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do  continente já comiam pipoca.

Na página Memória Musical Brasileira:

NERVOS  DE  AÇO  - É de 1947, samba canção de Lupicínio Rodrigues o autor que norteou toda sua grande obra musical aos amores impossíveis, paixões desesperadas, mulheres volúveis, infiéis. Tudo fez parte  do mundo explorado por Lupicínio, o popular gaúcho ,“Lupi”. Ninguém melhor do que ele cantou a “dor de cotovelo”, em nossa música popular. Outras informações na pág.


Na página FOLCLORE POLÍTICO E SOCIAL:

NÃO FICA NINGUÉM EM CIMA DO MURO - Outra que ficou marcada em Mossoró. com o soldado "Catota" e torcedores,  no antigo estádio "Leonardo Nogueira";


NOTÍCIAS DE GUERRAS - Enquanto durou era uma fonte valiosa e permanente de informações para o redator da rádio;


LOURIVAL EM MÁ COMPANHIA - Um "causo" ocorrido em Caruaru PE há muitos anos ainda presente na memória;


 










Na Memória Musical vamos reviver essa joia da canção latino-americana,- Guantanamera”- ela faz parte de um gênero musical muito popular nos campos de Cuba a “guajira” ou “punto” cubano. De forte influência branca e espanhola é a mistura dos ritmos dos filhos dos espanhóis nascidos na América, os”criollos”. São vários artistas cubanos que participaram da gravação, os quais vão sendo identificados gradativamente.

O nome “guajiro” como sinônimo de camponês cubano vem da época em que os conquistadores espanhóis depois de dizimar a população indígena e ainda sem os escravos negros  recorreram aos indios região de La Guajira entre a Venezuela e a Colombia  para trabalhar na lavoura. Não se sabe exatamente quando surgiu La Guatanamera. É uma manifestação do povo do campo sua origem é a cidade de Guantânamo onde está localizada uma base naval dos EUA. O termo ou título da canção La Guantanamera significa mulher de Guantânamo.

Um certo Joseito Fernandez que era um conhecido trovador cubano natural de Havana, teria sido o primeiro a disseminar a “guajira” e cantar com a melodia de  La Guantanamera – a Poesia I dos Versos Sensillos publicados em 1891 pelo poeta cubano José Martí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário