segunda-feira, 10 de maio de 2021

COISAS DE CEARENSES

 O folclore social e político do Ceará é um dos mais ricos, desde há muito tempo. Conta Sebastião Nery no seu Folclore Político.

 - “Em 1944, Oiama Teles, era “cabo de serviço” no gabinete do Ministro da Guerra , Eurico Gaspar Dutra, na praça da República no Rio. Chegou um soldado para servir  também lá.

- Por que você veio para cá?

- Seu cabo, eu sou do Ceará, estou aqui no Rio, fui convocado para a guerra, mas não quero ir, consegui ser colocado para servir aqui no gabinete.

-Como é o seu nome?

-Armando Falcão

Ficaram amigos para o resto da vida. Quer dizer, até o dia em que o Ministro da Justiça do presidente Geisel, Armando Falcão, chamou Oiama para ser seu assessor de imprensa e Oiama, jornalista, democrata, devoto de Santa Teresinha e contra a censura, rompeu com o ministro para não compactuar com a censura à imprensa.

REVÓLVER A GÁS

Crisanto Pimentel, era filho do velho líder do Partido Social Democrata PSD, cearense, Menezes Pimentel.  Corria o ano de 1958.

Crisanto oferecia uma feijoada para vários conterrâneos em seu apartamento no Rio. Na ocasião chegou Virgílio Távora, mostrando um revólver vindo dos Estados Unidos, que acabara de ganhar de presente do compadre e vice-presidente João Goulart.

- “Este revólver é a gás não mata ninguém. A gente atira, o sujeito cai e meia hora depois está de pé. Mas vencido.

 Francisco de Almeida Monte, coronel Chico Monte, deputado e também sogro de Percifal Barroso, que foi ministro e depois governador, ficou tarado pelo tal revólver a gás.

  - “Então é assim Virgílio? A gente atira, o sujeito cai e não morre? Que beleza. Vou arranjar um.

 - Para quê seu Chico?

- Para depois que ele cair eu retalhar ele na faca.

NA SECA DE 15

O padre Coelho, vigário de Iguatu, no ano de 1932, pedia ao povo para que rezasse para chover:

- Meus filhos, rezemos e tenhamos fé que a chuva há de chegar. Lembre-se que Deus está no céu.

Lá no fundo da igreja um velho tossiu e perguntou:

- “Seu vigário , e na seca de 15 onde é que ele estava?

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário