quarta-feira, 14 de abril de 2021

OS REBOUÇAS

 Ela é considerada a maior obra prima da engenharia do Brasil e como uma das mais relevantes de todo o mundo.  – “Um dos trilhos mais bonitos do mundo”, de acordo com o jornal inglês The Guardian, a Ferrovia Paranaguá – Curitiba  possui ainda um valor histórico para o Estado do Paraná.

Está localizada na maior área ainda preservada da mata  Atlântica do país, com um trajeto de 108, 2 km de extensão, ligando as duas cidades, culminando no importante  porto da região sul do Brasil.

Além das paisagens deslumbrantes, conta com 41 pontes, vários pontilhões, 13 túneis e culminando com obras desafiadoras, -  principalmente considerando os recursos para a época em que foram feitas -.O Viaduto do Carvalho e a Ponte São João, que possui 113 metros de comprimento e um vão livre de 70 metros. Foi, sem dúvida, o maior desafio enfrentado pelos irmãos Rebouças.  


           
Revista Galileu - reprodução
São considerados os dois maiores engenheiros do Brasil, no século XIX. Foram os baianos afrodescendentes, os primeiros negros brasileiros a cursar uma universidade. O pai, Antônio Pereira Rebouças, era filho de uma escrava alforriada, com um alfaiate português, e, um dos poucos advogados negros a ocupar cargo relevante no Império brasileiro. Foi um dos mais próximos conselheiros de Dom Pedro II.


Leia mais na coluna Periscópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário