domingo, 21 de março de 2021

É A CHUVA QUE CAI

 É a chuva que cai gota a gota que enche o rio.” – (provérbio africano)

Este 22 de março é o dia dedicado a água. Foi criado justamente para destacar a necessidade de preservar o mais precioso líquido que temos, que vai ficando mais escasso devido ao desperdício e à poluição. Trazendo como consequência, as mudanças do clima, secas e inundações, afetando as nascentes, rios  e mananciais de água potável, sem a qual nada pode existir.



Em 21 de fevereiro de 1993, a ONU declarou através de Resolução que todo dia 22 de março deveria ser o Dia Mundial das Águas, para ser observado pelos países membros, a partir daquele ano. Dez anos depois, em 2003 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Água, e, em março de 2005, foi iniciada a Década Internacional de Ação, sob o tema “Água, Fonte da Vida”. A meta era alcançar até 2015, os objetivos acordados em escala internacional no domínio da água e do saneamento e lançar as bases para que se registrasse mais progresso. Pouquissímos países fizeram a sua parte.

Eis um trecho da mensagem do secretário geral da ONU Kofi Annan, por ocasião do Dia Internacional da Água. Dizia:

“Á água é indispensável à vida. Contudo, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de escassez de água. A poluição, o consumo excessivo e uma gestão deficiente dos recursos hídricos estão contribuindo para a diminuição da quantidade e da qualidade a água disponível em todo o planeta.

Diz-se, muitas vezes, que as crises de água  e os problemas de escassez desse recurso conduzirão, mais cedo ou mais tarde, a conflitos armados. Mas isso não tem necessariamente de acontecer. Os problemas da água têm também contribuído para a cooperação entre os povos e nações. Cientistas, organizações não governamentais e organismos internacionais estão conjugando esforços na esperança de conseguirem melhorar a gestão desse recurso vital” Agora em 2021,  a ONU dá início  à  Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento sustentável. Leia mais na coluna PERISCÓPIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário