domingo, 21 de março de 2021

O MIDIÁTICO HAROLDO BARBOSA

 Há 106 anos nascia no Rio de Janeiro Haroldo Barbosa. Fez muita coisa no ambiente do rádio de antigamente. Locutor, contra regra, compositor, redator, humorista,  entre outras atividades. Como músico instrumentista, (tocando cavaquinho) em bailes promovidos no bairro de Vila Isabel. Lá fez amizade com Noel rosa e seu irmão Hélio. Inicou sua carreira no rádio na antiga Rádio Phillips do Brasil. Lá já estava seu irmão, o compositor Evaldo Rui outro grande nome da música brasileira, como letrista de primeira linha. Foi contra regra no programa do Casé o primeiro programa de atrações e auditório. A ponta de rama é sua filha Maria Carmem Barbosa escritora e dramaturga, autora de telenovelas  desenvolvendo trabalhos, especialmente para a Rede Globo. A única dos três filhos que seguiram a carreira artística, influenciada pelo pai, conforme declarou em entrevista.

Haroldo Barbosa tinha verdadeira paixão por corridas de cavalos e era figura permanente no Jockey Clube no Rio, certa época chegou a possuir vários cavalos de corrida. Por ocasião de sua morte, em 1979, o Jockey Clube dedicou a ele um Grande Prêmio. A prefeitura do Rio de Janeiro homenageou o seu filho ilustre com o nome de uma rua.

Entre suas criações  além das mais de 300 versões de sucesso da música internacional destacam-se:

Adeus América em parceria com Geraldo Jacques; Adiós Muchachos;

Adiós  Pampa Mia;  Amor;  Baião de Copacabana (este em parceria com Lúcio Alves); Bar da Noite feita com Bidu Reis.

 E o consagrado Nossos Momentos que vamos reviver na voz da “Divina” Elizeth Cardoso.

Criou programas de humor  inesquecíveis no rádio e na televisão.  Chico Anysio Show – Noites Cariocas – O Riso é o Limite – A Cidade se Diverte – Times Saure – Faça Humor Não Faça  Guerra – Satiricom e o Planeta dos Homens.


Também passou pelas rádios: Nacional, Tupi  e Mayrink Veiga. Nesta última criou um programa  A Praça 11 e a Escolinha do Professor Raimundo com Chico Anysio, que depois passou para a televisão estreando  em 1957 na extinta TV Rio, depois passou pela TV Excelsior e, por fim, na TV Globo.


Quer  saber mais sobre a obra de Haroldo Barbosa? vá na coluna “MEMÓRIA MUSICAL”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário