quinta-feira, 11 de março de 2021

PAÍSES EM ALERTA

O governo da Dinamarca também acaba de suspender o uso da vacina AstraZeneca, no combate ao coronavírus como medida de precaução. A decisão foi tomada depois que foi verificado casos de coágulos sanguíneos em algumas pessoas que foram inoculadas com a vacina, segundo declarou autoridade sanitária do país.

No entanto, adiantou que “é importante observar que não desistimos da vacina AstraZeneca, mas estamos suspendendo seu uso, por precaução. Disse ainda a Agência Nacional de Saúde Suplementar, que "neste momento não se pode concluir que exista relação entre a vacina e os coágulos sanguíneos".

Na segunda-feira, a Áustria anunciou que parou de administrar um lote de vacinas produzidas pelo laboratório anglo-sueco após a morte de uma enfermeira de 49 anos que sucumbiu a "graves distúrbios de sangramento" dias após recebê-las. Outros quatro países europeus, Estônia, Lituânia, Letônia e Luxemburgo, suspenderam imediatamente a vacinação com doses desse lote, que foi entregue a 17 países e incluía um milhão de vacinas. Ontem, quarta-feira, uma investigação preliminar da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) destacou que não havia ligação entre a vacina AstraZeneca e a morte na Áustria.
Até 9 de março, apenas 22 casos de trombose foram relatados para mais de três milhões de pessoas vacinadas no Espaço Econômico Europeu, de acordo com a EMA.

"É importante ressaltar que não desistimos da vacina AstraZeneca, mas estamos interrompendo seu uso", disse o diretor da agência dinamarquesa, Søren Brostrøm, em comunicado. A EMA acrescenta que “o número de casos de tromboembolias, em pessoas vacinadas não é superior ao observado em toda população”.

(Informes da AFP – Agência France Press).

Como podemos observar foi uma medida super prudente desses países. No entanto, demonstra que a relação risco-benefício continua favorável à vacina AstraZenica, produzida pelo laboratório anglo-sueco em conjunto com a Universidade de Oxford. Foram 22 casos em três milhões de pessoas vacinadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário