quinta-feira, 3 de setembro de 2020

A BOLA DA VEZ

As causas perdidas são as únicas pelas quais se vale a pena lutar” - disse o estadista Winston Churchill, ao enfrentar a iminente ameaça invasão do Reino Unido  pela Alemanha durante a II Guerra.

Brasil, Oportunidades sem Limites

Publiquei em nosso Blog há pouco um resumo das nossas mazelas do dia a dia (“Os Males do Brasil”). Realmente um quadro nada animador, mas, não pode servir de empecilho para que mudanças positivas possam e venham a acontecer. Ao completar no próximo dia 15 deste setembro seis meses de isolamento, à deriva, sem pisar em solo firme, pois moro em apartamento - acho até que vou bater o recorde daquele astronauta russo - Lendo, pesquisando, vendo televisão, ouvindo opiniões divergentes de estudiosos do cenário mundial, eu, como qualquer outro leigo, com o mínimo de discernimento, pode sentir que em relação ao Brasil nem tudo está perdido. Quando chegar esse “novo normal” que muitos estão chamando de pós pandemia, - uma ficção, pois não se conhece nenhuma pós pandemia - elas nunca se foram, apenas nos adaptamos, a conviver com os diversos vírus que se reapresentam com novas aparências e novas nomenclaturas. 

A OMC (Organização Mundial do Comércio), e alguns especialistas internacionais nessa área são unânimes, falam a mesma coisa. Conforme consegui traduzir alguns textos pelo providencial Google li que “As mudanças que se prenunciam podem vir num futuro não muito longe de nós, e não passam pela vontade individual de nenhum governante, ou de grupos político/ideológico ou religioso, elas surgirão pela vontade do mundo. Ou melhor, pela necessidade de consumo do mundo. Pelo mercado, pelos grandes investidores, que gera, cria empregos e desenvolvimento”.

Coincidentemente, vi na internet uma palestra do consultor de empresas, antropólogo e advogado paulista, professor Luiz Almeida Marins Filho, comungando do mesmo pensamento, durante a realização do seminário denominado - Brasil, Oportunidades sem Limites promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Rotary Club-SP e a Federação de Comércio daquele Estado, -  disse o professor Marins de maneira didática:

- “Os investidores estão olhando justamente para o lado oposto que nós brasileiros, estamos acostumados a fazer, nos comparar  com os Estados Unidos ou com a Europa. Mas, o olhar do investidor que está lá, nos vê e nos compara é com a Indonésia, Filipinas, Sri Lanka, Tailândia e a Índia. O mundo não está dando a mesma atenção de antes aos países do BRICs (Brasil, Rússia, India, China e África do Sul). O mundo hoje está dividido - sob a ótica dos investidores - em dois blocos: os países maduros e os países emergentes, entre eles o Brasil. 

“Em relação ao Brasil, nenhum país oferece tanta segurança e disponibilidade de recursos naturais como o nosso. Temos vantagens estratégicas  - não absolutas -  mas, vantagens comparativas com o  resto do mundo”. E adianta: “mercado maduro é aquele onde o aumento do consumo é equivalente ao incremento vegetativo da população, ou seja, se a população daquele país cresce, o consumo aumenta  se a população não aumentar  o consumo não cresce. É o tal grupo de países chamado de G-6 e não mais G-7”.

Explica o professor Marins: “ O Canadá ficou de fora, porque aquele país não é um grande investidor. Esse G-6 é formado pelos Estados Unidos  da América do Norte, a Europa tradicional (Itália, França, Inglaterra, Alemanha e mais o Japão). É nesses países onde estão as empresas maduras, as grandes empresas investidoras do mundo. E essas empresas  necessitam desesperadamente de países emergentes, ou, mercados emergentes. E o que nos diferencia dos demais? (assunto continuará nas próximas postagens).

É verdade que a casca da laranja é inflamável?

A casca de laranja tem um combustível formado por uma mistura de óleos essenciais. Cerca de 90% desses óleos são constituídos por limoneno, substância pertencente aos hidrocarbonetos (composição de carbono e hidrogênio). Esse composto é inflamável. A gasolina, produto derivado do petróleo, também tem uma mistura de hidrocarbonetos. Outras em Curiosidades


Nenhum comentário:

Postar um comentário