quinta-feira, 24 de setembro de 2020

GAL COSTA 75 ANOS

Plural”. Título do álbum lançado por Gal Costa em 1990 é a mais perfeita tradução para o brilho laminado da voz de Maria da Graça Costa Penna Burgos. Nascida em 26 de setembro de 1945, Gal faz 75 anos no próximo sábado, 26, com live programada para o dia do aniversário e disco à vista com regravações de sucessos em duetos com elenco masculino. Em tributo à cantora pelos 75 anos, o Blog Pop & Arte de Mauro Ferreira,  jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, listou  75 gravações emblemáticas de Gal que completa 55 anos de atividades, iniciada em 1965. Da lista de gravações, há - conforme diz o experiente jornalista – alguns “registros que, mesmo pouco ouvidos, são igualmente expressivos e contribuem para atestar a grandeza da voz cristalina de Gal Costa”.

Aqui ela está presente em “Cordas de Aço” de Cartola (Angenor de Oliveira 11/10/1908 - 30/11/1980) grande mestre do samba, autor de sucessos  inesquecíveis merecidamente ocupa lugar de destaque em qualquer trabalho onde figurem os mais importantes compositores da autêntica música brasileira.


Depois, ela revive um clássico da música popular brasileira de todos os tempos: “Linda Flor” ou (Ai -Ioiô) de  Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto de 1929, portanto, há 91 anos, de lá para cá dezenas de cantores e cantoras pelo mundo afora já regravaram - Ai Ioiô – Letra dessa versão diz: ...

Eu nasci pra sofrer  /  Fui oiá pra você, meu zoinho fechô 

E quando o zoio eu abri  /  Quis gritar, quis fugir

Mas você, eu não sei por que  /  Você me chamou"


A relação completa está na página Memória Musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário