sexta-feira, 4 de setembro de 2020

O Brasil Exaltado

EXALTAÇÃO (II)

E o que é patriotismo? É um sentimento que leva o ser humano a dar a vida e até a morte ao seu país. Isso é que é patriotismo. E como sabemos esse sentimento ficou meio apagado na era da globalização em que tudo é internacional. Mas, vamos continuar um pouco mais explorando esse tema de Exaltação ao Brasil. Em boa hora chega essa linda  mensagem de amor ao Brasil, gravada por Francisco Alves e Dalva de Oliveira , num 78 rpm no ano de 1939 pela Colúmbia.

Outra vertente que levava o nome de canção patriótica  cantava o homem brasileiro, mas o cantava de maneira valente até ideológica, porque não dava predominância à cultura branca. Laurindo de Almeida, famoso homem do samba, e Junquírio Lourival, fizeram para a voz de Orlando Silva, em 1942, também, antes do Brasil entrar na guerra, a canção patriótica Meu Caboclo.  Nela está o caboclo brasileiro, o mestiço brasileiro, pois o Brasil é um país mestiço -  que se supõe um país de brancos.

A mestiçagem é o que caracteriza a formação do povo brasileiro e sempre alguns graus de discriminação aconteceram em relação a isso. E ainda continua infelizmente.  Reparem a letra dessa música que diz: “ caboclo ligeiro, valente, sismado, tostado do sol, que és destro na flecha, no tiro, no laço, na rede, no anzol. Caboclo que avanças, nas curvas enganosas dos igarapés, que as onças ferozes brincando intimidas. Caboclo quem és?” É um verdadeiro poema à brasilidade como bem disse Ariano Suassuna. José Tobias cantor pernambucano revive “Meu Caboclo”  junto com outras canções em Pout-Pourri  gravação da Mocambo/Rozemblit  de 1984. Seguem-se Onde o /Céu É mais Azul / Minha Terra / Sertaneja / Ultima Estrofe / Luar do Sertão / Isso é Brasil /Canta Brasil. 

 


EXALTAÇÃO (I) 
No dicionário a palavra exaltação tem vários usos para serem aplicados na vida diária. É adequada para descrever o estado de uma pessoa irritada. É apropriada nas comemorações religiosas ou em caso de arrebatamento amoroso. Neste momento, o termo exaltação será usado no sentido de glorificar o Brasil, suas cidades e sua cultura em forma de samba, choro, valsa, canção e marchas.

A edição exaltada de nossa seleção musical mostra os grandes sambas-exaltação que tomaram conta do rádio no período do Estado Novo, decretado por Getúlio Vargas em 1937. É claro que Ary Barroso está presente. Ele é considerado o autor mais representativo do gênero, inaugurando a fórmula, com a sua “Aquarela do Brasil”, em 1939. Mas compôs outras obras, como “Rio de Janeiro” e “Isto aqui o que é?” Com arranjos de Radamés Gnatalli a gravação de 1939 foi de Francisco Alves. Aquarela do Brasil! - considerado o primeiro samba de exaltação do cenário brasileiro.

Se Aquarela do Brasil inaugura o ciclo do chamado samba exaltação, exaltar o País já era comum antes de 1939, como podemos conferir com a canção muito bonita, um hino à beleza do Brasil, Minha Terra, de Valdemar Henrique compositor paraense, letra e música dele, composta em 1923, mas só gravada em 1935, por Jorge Fernandes, e no samba Viva o Meu Brasil, gravado em 1932. O assunto continua na página Memória Musical confira. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário