sábado, 15 de agosto de 2020

LUIZ CLAUDIO o menestrel mineiro

 Luciano Hortêncio, respeitado pesquisador cearense de música brasileira sintetizou num breve texto há alguns anos, o perfil desse grande talento que está na companhia dos anjos encantando o céu.

“Há certas coisas que morro e não consigo entender. Uma delas é o artista Luiz Cláudio, mineiro de Curvelo, ser praticamente desconhecido ou esquecido hoje em dia. Além de ter sido intérprete de voz lindíssima, Luiz Cláudio foi também excelente compositor, havendo inclusive musicado poemas de Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. Desse último recebeu rasgados elogios,  chegando mesmo a receber essas palavras:

-“Fico satisfeito por saber que incluirá a música de Viola de Bolso  no seu próximo long play. Claro que pode usar o mesmo título para dar nome ao disco. Isto só me dá prazer, pois gosto de sua arte de autêntica raiz mineira”.

Outro grande momento em sua carreira foi quando gravou "O Rancho das Flores".

Adaptação, em ritmo de marcha-rancho, da cantata "Jesus, alegria dos homens", de Johann Sebastian Bach, a cargo do poetinha Vinícius de Moraes. Surgiu em 1960, na interpretação da Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, e, em 6 de novembro de 61, por sugestão do próprio Vinícius, Luiz Cláudio fez este seu registro na RCA Victor, editado no 78 rpm 80-2418-A, matriz M2CAB-1532, encerrando depois o compacto duplo "Amor desfeito" (LCD-1044). Em LP, figurou na coletânea "Explosivo".  

No dia 30 de agosto de 2013, aos 78 anos da idade, calou a “Voz Veludo do Brasil” - Não houve nenhum registro na Imprensa - nascido em Curvelo MG Luiz Cláudio de Castro morreu na cidade de Guaratinguetá interior de SP. Infelizmente esquecido pela mídia que não da valor a cultura e aos bons costumes com falta de respeito aos nossos grandes ídolos do passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário