domingo, 23 de agosto de 2020

UM GRANDE COMPOSITOR


ANTONIO ALMEIDA       

Já se passaram mais de 100 anos do seu nascimento,  ou, precisamente 109 anos. Nasceu no dia 26 de agosto de 1911. Prestamos uma homenagem ao compositor que nos anos 1950 foi entre outras coisas, diretor da gravadora Todamérica. Nosso espaço  traz um perfil de sua obra, num texto de Eduardo Weber de SP. Destacam-se em suas criações marchas de carnaval  como “Marcha do Remador”, “Sereia da areia”, “A mulata é a tal” e “Lancha Nova”, sambas com muito balanço como “Doralice” e “Tem dó”, sambas sobre a mulher “Juracy” e “Helena, Helena”, versões “Luzes da Ribalta” e músicas para todas as idades como “A Saudade Mata a Gente” “Vida da Minha Vida” e “Lobo mau”. Além disso, algumas gravações pouco conhecidas de Antônio Almeida, como “Recruta Biruta”, tirada da trilha sonora do filme "Aviso aos Navegantes", com Eliana e Adelaide Chiozzo.

Ele não era um artista que aparecia no rádio ou na televisão. Pelo menos não à frente das câmeras ou dos microfones. Ele trabalhou no rádio, na televisão, para o teatro, cinema e na indústria do disco. Mais do que isso, foi um compositor de 300 obras gravadas aproximadamente. Antônio Almeida nasceu no Rio de Janeiro  em Vila Isabel, no dia 26 de agosto de 1911. Faleceu aos 74 anos, no mesmo Rio de Janeiro em 10 de dezembro de 1985.

A SAUDADE  MATA A GENTE  aqui relembrada em dueto de Nelson Gonçalves e Milton Nascimento, mas, foi pioneiramente gravado na voz de Dick Farney - samba canção de Antônio Almeida e João de Barro. Almeida teve longa passagem na musica brasileira, mas, foi sempre muito pouco lembrado. Continua na página Memória Musical.


POR QUE A ÁGUA NÃO É INFLAMÁVEL SE ELA É CONSTITUÍDA DE HIDROGÊNIO E OXIGÊNIO? Resposta na página Curiosidades



Nenhum comentário:

Postar um comentário