quinta-feira, 13 de agosto de 2020

O DIA EM QUE RECIFE QUASE SE ACABA

 Na madrugada do domingo, 12 de maio de 1985, Dia das Mães, quando o navio-petroleiro “Jatobá” pegou fogo no Porto do Recife, em pleno centro da cidade, carregado com 15 toneladas de gás butano, tendo ao lado mais dois navios, também repletos de gás, por pouco não levou para os ares o bairro do Recife Velho - o mais antigo da cidade - fundado no século 16 e a maior parte da secular capital pernambucana e bairros adjacentes, seus moradores, e seu rico patrimônio histórico, artístico e cultural.

Para completar o drama, a cerca de 400 metros do cais do porto estavam os enormes depósitos (tanques com 153 mil metros cúbicos de combustíveis da Texaco e da Esso no parque de Tancagem).

Beirute não chegaria tão perto da tragédia que por milagre, diga-se por justiça, não fosse a rápida iniciativa e a coragem de um único homem. Seu nome: Nelcy da Silva Campos, que estava de folga dia, mas veio ao local por vontade própria. O prático do Porto do Recife (os práticos guiam as embarcações assumindo a condução dos navios na chegada saída dos portos). Não é sem razão que é uma das profissões mais bem remuneradas no mundo.LEIA EM PERISCÓPIO.


O REINCIDENTE SIQUEIRA

Quando o assunto é corporativismo, o Brasil é outro campeão, infelizmente. Depois de cometer 43 ações condenáveis e em desacordo com a função pública, todas elas devidamente caracterizadas apuradas e julgadas, não resultaram em nenhuma condenação e ao recordista infrator, que saiu ileso de todas.

Nesse caso atual, que se encaixa como o 44º em que se viu envolvido o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, alguém acredita que resultará em alguma sentença diferente? LEIA EM PERISCÓPIO.


TREM DO PANTANAL – Diana Pequeno numa maravilhosa interpretação desta cantora singular! Os autores - Geraldo Roca e Paulo Simões - começaram a compô-la enquanto fugiam do golpe de 1964 – eram ligados ao PCB –  estavam cruzando o pantanal indo rumo a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Esse trem fazia a linha SP a Sta Cruz  Era chamado de “o trem da morte”. Essa canção passou depois a ser o hino oficial do Estado do Mato Grosso. OUÇA EM MEMÓRIA MUSICAL.



POR QUE O SAL SOME NA ÁGUA?

O sal não some na água, mas se dissolve, passando a compor uma solução aquosa ionizada, capaz de conduzir corrente elétrica. “Se a água evaporar, passamos a ter novamente os cristais de sal”, explicação da ciência. Outras na página Curiosidades

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário