quarta-feira, 19 de agosto de 2020

MADRE TERESA DE CALCUTÁ


Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las”....

Um nome conhecido por qualquer pessoa ao redor do mundo é o da religiosa católica conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá. Seu verdadeiro nome é Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C. Nascida na cidade de Escópia, Macedônia, em 26 de agosto de 1910, e falecida na cidade de Calcutá, Índia no dia 5 de setembro de 1997. Com relação à sua trajetória de vida e feitos heroicos destaca-se que ela foi uma religiosa católica de etnia albanesa naturalizada indiana, fundadora da congregação das Missionárias da Caridade. Destinada a ajuda em serviço das pessoas pobres.

Em 2015, a congregação fundada por ela contava com mais de 5 mil membros em 139 países. Por seu serviço aos pobres, tornou-se conhecida ainda em vida pelo codinome de "Santa das Sarjetas". O seu trabalho foi reconhecido ao longo da vida por instituições dentro de fora da Índia; no qual, em consequência, ela foi agraciada recebendo o Prêmio Nobel da Paz em 1974. Em 1980, recebe a ordem "Distinguished Public Service Award" nos EUA. Em 1985 recebe do Presidente Reagan, na Casa Branca, a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração do país. Na União Soviética ela é condecorada com a Medalha de Ouro do Comitê Soviético da Paz. Importante mencionar que ela foi beatificada em 2003 pelo Papa João Paulo II, e canonizada em 2016 pelo Papa Francisco. Faleceu em 5 de setembro de 1997.

Por que a chuva cai em forma de gotas e não de uma vez?

Pedro da Silva Dias, professor de Meteorologia do IAG (USP), explica que o vapor d'água passa para a forma líquida apenas quando a umidade relativa do ar chega perto de 100%. Isso ocorre preferencialmente  sobre os chamados núcleos de condensação - materiais de dimensão muito pequena, que têm afinidade com a água. "As gotículas que se formam sobre estas partículas vão crescendo até atingirem um peso tal que começam a cair, gerando a chuva", explica. Tudo isso acontece aos poucos e não de uma só vez. As gotas menores, que não têm peso suficiente para vencer a resistência do ar e vento, permanecem em suspensão e só cairão quando conseguirem unir-se a outras. Outras em Curiosidades.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário