quarta-feira, 11 de novembro de 2020

4G - 5G - 6G

 “O prato do dia” que antes  girava em torno da Internet 5G e as disputas pelos mercados mundias envolvendo  EUA, China, Japão agora, mais recentemente a Suécia resolveu entrar na “rinha de briga de galo”. Aliás, desde janeiro que o Brasil já deveria ter dado a palavra final a respeito do 5G. Os meses foram passando e o ano vai terminar e nada decidido. Não se iludam a discussão está quase voltando às páginas principais da imprensa, só não vai passar  à frente do tema “vacina ou vachina” como dizem alguns jocosamente.

Conforme noticiou ontem o site da BBC/Tweak Town

“Ontem, a China dá mais um passo à frente nessa área e anunciou o lançamento de um satélite chamado de Star Era-12, para realizar os primeiros testes do futuro 6-G. (não se assustem) terá  uma velocidades de transmissão de dados até 100 vezes  mais rápidas que as oferecidas pelo padrão 5-G, que sua vez é a atual 4-G.

A indústria de telecomunicações ainda está trabalhando nas especificações. É segredo de Estado. Pelo que se sabe até agora que esse novo avanço terá tecnologia para monitoramento de desastres em áreas de plantio e prevenção de incêndios florestais.

E acrescente:

- “ Ainda sobre a tecnologia 6G, em julho deste ano a Samsung falou um pouco sobre o padrão de rede 6G em seu estudo intitulado “A próxima experiência hiper conectada para todos” e disse que acredita que a tecnologia deve começar a ser comercializada em 2028 e pode entrar em vigor a partir de 2030.

Já em agosto foi anunciado que a Coreia do Sul lançará seu projeto-piloto do 6G em 2026. A partir de 2021, o governo sul-coreano planeja investir 200 bilhões de wons (cerca de 175 bilhões de dólares na cotação atual) ao longo de cinco anos neste projeto, que tem como objetivo alcançar a velocidade de transmissão de dados de um terabyte por segundo e reduzir a latência para 0,1ms em serviços em fio e para 5ms em serviços com fio. Outro detalhe sobre o projeto-piloto sul-coreano é que ele também tem como meta oferecer serviços de comunicação 6G a até 10km acima do solo.” Os asiáticos continuam surpreendendo. 

falem mal, mas falem de mim

Os chineses só perdem para o nosso Presidente quando fala de improviso imitando a política do bate/assopra o seu colega Donald Trump respeitadas as devidas proporções, claro). Em Periscópio



Nenhum comentário:

Postar um comentário