quinta-feira, 12 de novembro de 2020

ESTÔNIA DIGITALIZADO EM QUASE TUDO

Acabo de ler um artigo muito interessante a respeito, publicado na Internet, por Yasmini Ferrara  MBA em E-commerce e em excelência no atendimento pela= Disney Institute, premiada em 2016, pelo E-commerce Brasil e em 2018 pela Abccom como profissional de vendas e uma apaixonada por inovação, evidentemente. Eis alguns trechos:

 


 “A Estônia é um pequeno país báltico, com 1,3 milhão de habitantes e 45 mil quilômetros quadrados de extensão, - o que representa a metade do território de Santa Catarina. O país, que tem uma democracia parlamentar e a cidade de Tallinn como sua capital, integra a união europeia desde 2004.”

O governo da Estônia é recente. Data de 1991, quando o país se separou da União Soviética e contou com míseros US$ 100 milhões para construir sua estrutura. O valor é bem baixo, considerando todos os itens que precisam ser feitos em um país.

Para o país, alguns segredos fazem o modelo funcionar. Eles consideram que a internet é um direito social de todos e todos os estonianos tem que ter o e-ID, já que 99% dos serviços são online e a população confia no sistema.

O primeiro projeto foi de Imposto de Renda, em 2000, registrando todos os cidadãos e suas informações de imóveis, recebimentos, da mesma forma que temos o nosso IRPF no Brasil. Continua em Periscópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário