sábado, 14 de novembro de 2020

DICK FARNEY – O Sinatra brasileiro

Farnésio Dutra e Silva. Começou  enveredando pela música norte-americana. Desde cedo.  Aprendeu tocar piano  na infância e como quase todos que começam nesse instrumento, suas atenções se voltaram para a música erudita, - aconselhado pelo pai -  por sua vez, sua mãe lhe ensinava noções de canto. Nasceu no dia 14 de novembro  de 1921, no Rio de Janeiro, portanto, ano que vem  completaria 100 anos. Morreu aos 66, no dia 4 de agosto de 1987, em São Paulo-SP.


Apresentou-se, os 14 anos, na Rádio Mayrink Veiga, no programa "Picolino", de Barbosa Júnior quando executou ao piano a "Dança ritual do fogo", do compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946). Depois veio o interesse pela música norte-americana e tornou-se pianista do conjunto Swing Maníacos, ao lado do irmão Cyll Farney, que era baterista. O Swing Maníacos acompanhou Edu da Gaita na gravação de "Canção da Índia", do compositor russo Nikolay Rimsky-Korsakov (1844-1908).

Sua estréia como cantor aconteceu em 1937, no programa Hora Juvenil, da Rádio Cruzeiro do Sul, no Rio de Janeiro, quando interpretou Deep Purple, de David Rose. A afinidade com o repertório norte-americano levou-o, pelas mãos do radialista César Ladeira, à Rádio Mayrink Veiga, onde passou a apresentar seu próprio programa: "Dick Farney, sua Voz e seu Piano", com repertório recheado de canções norte-americanas.  Mais informações sobre a trajetória de Dick Farney em Memória Musical. 

Ouça ainda dois grandes sucessos dele: “Nick Bar” de José Vasconcelos e “Ranchino de Palha” de Luiz Bonfá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário