sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

BIDEN E KAMALA ESCOLHIDOS AS PERSONALIDES DO ANO PELA TIME

 

       Foto: Reprodução / Twitter /Time

Na capa da revista, Biden e Harris aparecem com a manchete:

"Mudando a história dos Estados Unidos". "Juntos, eles ofereceram restauração e renovação em uma única chapa. E os Estados Unidos compraram o que estavam vendendo", afirma a publicação.

 

O presidente eleito dos de Estados Unidos, Joe Biden, e sua vice-presidente Kamala Harris foram designados "Personalidades do Ano" pela revista "Time". O democrata de 78 anos, que tomará posse como 46º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro, e Harris, de 56 anos e primeira mulher eleita como vice-presidente, foram selecionados entre outros três finalistas: o presidente Donald Trump, o movimento contra as desigualdades raciais, além do doutor Anthony Fauci e os profissionais da saúde mais expostos a covid-19.


É acontecimento tradicional nos meios jornalísticos no mundo inteiro que, com a chegada de dezembro, sejam feitas retrospectivas, matérias ou programas que lembram os fatos importantes transcorridos durante o ano. Um dos veículos que começou essa tradição foi a revista Time

Há 93 anos , exatamente em 1927 a revista passou a publicar uma edição que dá destaque a quem os editores consideram ter sido a pessoa mais importante no ano que transcorreu. Mas essa tradição começou com um verdadeiro embaraço. Em maio daquele ano, o aviador Charles Lindbergh cruzou o Atlântico no primeiro voo sem escalas entre Nova York e Paris.

Com o feito, Lindbergh se tornou uma celebridade, mas a Time deixou de fazer uma matéria de capa sobre ele, perdendo espaço para os concorrentes. Para remediar, no fim do ano, os editores decidiram fazer uma matéria principal chamando Lindbergh de “O Homem do Ano”.

O termo “Pessoa do Ano” passou a ser adotado apenas em 1999. Até então, usava-se “Homem” ou “Mulher do Ano”, conforme o sexo do escolhido. Mas nem sempre o título foi dado para indivíduos. Pares de pessoas, como casais e oponentes políticos, grupos (como soldados, cientistas, pacificadores e outros) e até mesmo o computador (“Máquina do Ano”, em 1982) e a “Terra Ameaçada (“Planeta do Ano”, em 1988) já foram selecionados para a edição especial.

A designação como Pessoa do Ano é geralmente considerada uma honra, devido à escolhas anteriores de indivíduos admiráveis.

No entanto, a Time também já selecionou várias figuras controversas pelo impacto que causaram no mundo, como Adolf Hitler (1938), sugerindo inclusive, sua indicação para o Prêmio Nobel da Paz. (no ano seguinte  Hitler invadiu a Polônia começando a Segundo Guerra Mundial). Joseph Stalin (1939 e 1942) e o Aiatolá Khomeini (1979). CONTINUA EM PERISCÓPIO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário