quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

FENÔMENO RARO NO CÉU - DIA 21 DE DEZEMBRO

Um fenômeno astronômico bastante raro, está confirmado para ocorrer no próximo dia 21 de dezembro. Será o alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno, essa aproximação entre os dois poderá ser observada logo após o pôr do Sol. A dupla planetária aparecerá logo após o entardecer, por cerca de uma hora. A última vez que isso ocorreu foi na Idade Média, no dia 4 de março de 1226. Depois deste ano, o fenômeno só voltará a ocorrer 4 de março de 2080, depois disso só após o ano de 2400.

Esse é um alinhamento bastante raro segundo os astrônomos do Observatório da Rice University. A proximidade já está ocorrendo e entre os dias 16 a 25 de dezembro  a percepção será de que eles estarão separados por menos do que um diâmetro da lua cheia. “ Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão como um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”. Diz o astrônomo Patrick Hartigan, da Rice University.

Embora as melhores as melhores condições de visualização estejam próximas ao Equador, o fenômeno poderá ser visto em qualquer lugar da Terra, se o clima permitir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário