sábado, 5 de dezembro de 2020

JOVITA ALVES FEITOSA, A HEROÍNA DE BRILHO FUGAZ

 No último dia 11 de novembro de 2020,  o jornalista, historiador, memorialista alagoano, Edberto Ticianeli publicou em sua página na Internet  “Contexto Alagoas”  www.historiadealagoas.com.br a biografia da cearense, Jovita Alves Feitosa, a heroína de brilho fugaz, que empresta seu nome a uma das avenidas centrais de Fortaleza, com muita justiça. Com autorização do autor, vamos reproduzir  a matéria. É História pura, não é folclore, este vai mudando na boca do povo como o vento leva as nuvens mudam de lugar e feição.

   - "A menina Antônia Alves Feitosa, apelidada de Jovita, nasceu em 8 de março de 1848 em Tauá, então um povoado nos Sertões dos Inhamuns no Ceará conhecido como Brejo Seco.

Perdeu a mãe, Maria Rodrigues de Oliveira, muito cedo — vítima do Cólera.

No início de 1865, deixou a companhia do irmão, das duas irmãs menores e do pai Simeão Bispo de Oliveira, idoso, cego vivendo de esmolas, e foi morar com um tio, o mestre de música Rogério, em Jaicós, no Piauí, distante apenas 200 quilômetros.

Jovita Alves Feitosa nasceu no Ceará em 8 de março de 1848

Sua chegada em Jaicós coincidiu com o início a Guerra do Paraguai, que provocou na região intensa batalha entre as lideranças políticas que atuavam para mobilizar efetivos para aumentar os combates e os proprietários de terras que temiam a diminuição da mão de obra. Continua na página PERISCÓPIO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário