terça-feira, 22 de dezembro de 2020

O PARABÉNS A VOCÊ ou PRÁ VOCÊ?

 “Ligando você à cultura, à música e à informação”

Pois é. De acordo com o depoimento prestado à jornalista Léa Magalhães, em 2014, pela neta de Bertha Celeste Homem de Mello, - (1902 -1999) -  Eliana Homem de Mello Prado, moradora em Jacareí, São Paulo, a avó se irritava constantemente pela forma errada comumente repetida pelas pessoas ao entoar os versos da mundialmente celebrada “Parabéns a Você”.

“ Parabéns prá você / nessa data querida / muitas felicidades...

Sobre os erros grifados ela acentuava que não era “pra você” e sim, “a você”;  nesta data e nunca “nessa” e, finalmente, o terceiro erro, repetia que “ a felicidade é uma só” – singular e não plural.


 










"Minha avó ficava louca da vida quando ouvia o cantar da letra errado, porque ela sempre foi muito vaidosa. Então, eu não me permito cantar do jeito errado. No trecho da música 'é pique' eu começo a cantar, mas antes eu não canto".

A música mais cantada em todo o mundo foi criada nos Estados Unidos. Em 1875, as irmãs Mildred e Patrícia Hill, professoras primárias no Kentucky, compuseram uma pequena quadra que serviria para ser cantada com os alunos antes do início das aulas.

Já era muito popular no início do século passado, quando uma editora de músicas, em 1924, selecionava músicas para celebrações diversas “Celebration Songs”, introduzindo a melodia das irmãs professoras para criar uma música exclsiva para festas de aniversários. Nascia a partir daí o “Happy Birthday To You”.

Composição de um verso apenas, em que havia repetição por quatro vezes. Na terceira repetição, era acrescentado o nome do (a) aniversariante. No lugar do “to you”. No entanto, a sua popularização somente viria em 1933, quando uma peça teatral na Broadway, utilizou a canção.

Conforme diz o texto de Léa Magalhães:

Concurso no Brasil
Em 1942, o cantor Almirante, pseudônimo de Henrique Fóreis Domingues, que apresentava um programa na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, resolveu promover um concurso para escolher uma letra em português da canção.

A música da compositora, que era farmacêutica e poetisa em Pindamonhangaba, também no Vale do Paraíba, foi escolhida entre cerca de cinco mil letras  por uma comissão julgadora formada pelos membros da Academia Brasileira de Letras. Dentre os avaliadores estava Cassiano Ricardo, poeta de São José dos Campos.

"Ela contava que soube do concurso e estava pensando em escrever a letra, aí um dia o rapaz que trabalhava perto do sítio disse que iria para a cidade e se ela queria alguma coisa. Daí ela escreveu o 'Parabéns' em cinco minutos e deu para ele colocar no Correio", relembra a neta. Bertha também tem poesias publicadas e já teve uma canção gravada pelo músico Rolando Boldrin. Ela morreu aos 97 anos e está sepultada em sua cidade natal.”

Direitos autorais

A canção original, composta em 1893 pelas irmãs Mildred Jane e Patty Smith Hill, já se encontra em domínio público, no entanto Berta permanece detentora dos direitos sobre a versão da letra. Lorice Homem de Melo, filha e única herdeira, recebe atualmente 16,66% dos valores arrecadados pela canção, que permanece como uma das mais tocadas no Brasil. Ao longo de 30 anos, este valor foi dividido com o produtor musical Mello Gambier, até que em 1978 o produtor musical Jorge de Mello Gambier firmou um contrato com Bertha por acrescentar uma nova estrofe. Em 2009, após um processo judicial, Berta voltar a receber o valor integral dos direitos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário