quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O MUNDO DE ZINCO DE ANTONIO NÁSSARA

 Ele foi sem sombra de dúvida um grande nome nas artes do Brasil. Compositor de grande talento desenhista e caricaturista dos mais renomados em toda a história da república brasileira. Ele criou-se em Vila Isabel no Rio de Janeiro, foi companheiro de farras e de da boemia carioca, foi parceiro de Noel Rosa, Wilson Batista, Lamartine Babo, Roberto Martins, entre outros bambas daqueles tempos. Fez jingles (aliás foi o autor do primeiro jingle no Brasil e fez parte do elenco do Programa do Casé). Antonio Gabriel Nássara, ou, simplesmente Nássara, nasceu no Rio de Janeiro no dia 11 de novembro de 1910. Faleceu aos 86 anos, no dia 11 de dezembro de 1996, também no Rio.

Com mais de 60 anos, desiludido com a comercialização do carnaval carioca passou a se dedicar a ilustrar capas de LPS e depois foi  “redescoberto” na década de 70 onde foi trabalhar no Pasquim, - periódico carioca que fazia oposição ao regime militar, e fechado pela repressão tempos depois. Essa pode ser considerada a fase mais importante de Nássara como caricaturista a sua passagem  pelo Pasquim que reunia um time de primeira linha como Ziraldo, Millôr Fernandes, e Jaguar. Esse último Jaguar, se orgulhava de ter redescoberto Nássara. Eles comentam sobre o reencontro com Nássara da qual também participou a pesquisadora escritora e produtora Daniela Shindler.  

 Jaguar se tornou um grande amigo de Nássara pelas histórias do passado que ouvia do período glorioso da música  brasileira.”

 Ziraldo: a convivência com aquele senhor de 64 anos na redação do jornal que diariamente irradiava o seu talento....”

Ouçam trecho desses depoimentos e em seguida uma das criações de Antonio Nássara, uma grande contribuição na arte brasileira, difícil de ser comparada na opinião de muitos pesquisadores.O convívio com a turma do Pasquim, dentre os quais Cássio Loredano (este escreveu posteriormente um livro “Nássara-Desenhista” pela Funarte, em 1985). Loredano também foi quem fez sua indicação para ilustrar um livro infantil, um trabalho diferente do que costumava fazer. Nássara iria ilustrar o livro “Moça Perfumosa – Rapaz Pimpão” de autoria de Daniela Shindler que acabou sendo o último trabalho dele. A autora comentou como foi esse projeto ao lado do caricaturista:

E está aí, uma prova do grande talento de Nássara, o samba emblemático, Mundo de Zinco feita em parceria com Wilson Batista, na vozes de Paulinho de Viola, Chico Buarque e Caetano Veloso


Continua na Página Memória Musical, mais informações sobre Nássara e alguns dos seus memoráveis traços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário