terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

DE NOVO MINAS NO SENADO

 Rodrigo Pacheco, senador do DEM, passou a ser desde a última segunda-feira, 1º de fevereiro, o oitavo representante do Estado de Minas Gerais a ocupar a cadeira de presidente do Senado Federal. O parlamentar no exercício do seu primeiro mandato como senador, quebrou um jejum que Minas já vinha cumprindo a 44 anos. O último eleito para presidir o Congresso Federal, foi o senador Magalhães Pinto. Foi durante o regime militar, no período de 1975 a 1976 que a Câmara Alta ficou sob o comando do político de “alto coturno”,como se dizia antigamente.

         Magalhães Pinto e Rodrigo Pacheco - foto assessoria/arquivo

Natural de Porto Velho (RO), chegou ainda menino em Patos de Minas onde sua família exerce liderança política. Antes dele um outro representante mineiro havia tentado a presidência. Trata-se do senador Arlindo Porto do PTB, que foi derrotado por Jáder Barbalho do MDB do Pará, em 2001.
Magalhães Pinto, o mineiro de Santo Antonio do Monte exerceu vários importantes na República, foi deputado estadual, federal, senador, governador, ministro de Relações Exteriores. faz parte do rico folclore político mineiro.
.Com muita garra  fundou e presidiu o Banco Nacional. Com relação ao Banco Nacional conta-se que  ao fundar o Banco chegou um fazendeiro do interior de Minas.  -Vim depositar um dinheirinho que venho guardando para depositar no seu banco. 
Depositou sobre a mesa mil contos de réis uma fortuna na época. Meses depois volta o velhinho:
- Dr. Magalhães, vim ver meu dinheiro.
- Pois não vou fazer o cheque. De quanto é?
- Não é cheque não, quero é ver o dinheiro, vivo.
Magalhães não disse nada, mas sabia que a retirada seria um golpe duro no caixa. Mandou buscar o dinheiro, ficaram pilhas de cédulas em cima da mesa. O velhinho ali de pé, contemplando o cenário. Maravilhado. - Pronto coronel está aí todo o seu dinheiro.
- Pois não dr. Magalhães, pode mandar de novo no cofre, pode guardar.
- Mas, o senhor não vai levar?
- Não vou levar não. Eu só queria saber  se meu dinheiro estava guardado mesmo.  Depois conto outras dele.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário