domingo, 7 de fevereiro de 2021

O ROYAL CINEMA DO MAESTRO DOS SERTÕES

 Vamos homenagear, hoje, a pessoa de Tonheca Dantas, ou Antônio Pedro Dantas, que nasceu em 13 de junho de 1871, em Carnaúba dos Dantas. Faleceu no dia 7 de fevereiro de 1940. Hoje, 81 anos de sua partida.

Aprendeu elementos básicos de teoria musical com o irmão José Venâncio. Primo de Felinto Lúcio Dantas. Em 1898 mudou-se para a cidade de Natal, onde tornou-se regente da Banda de Música do Batalhão de Segurança da Polícia Militar..

Não teve um aprendizado musical sistemático, tendo aprendido ainda criança a tocar diversos instrumentos, principalmente de sopro. Dedicou sua vida à música. Fazia apresentações  de suas obras em bandas do interior e em conjuntos sertanejos. Em 1903 mudou para Belém do Pará onde foi contratado pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros. Em 1910 foi para a Paraíba onde regeu as bandas de música das cidades de Alagoa Grande e Alagoa Nova.

 Crédito: arquivo da Tribuna do Norte – RN

Em 1911 retornou em definitivo para Natal onde passou a integrar a Banda de Música da Polícia Militar. Foi também compositor de grande produção, tendo deixado um vasto legado de cerca de mil composições. Suas composições eram valsas na grande maioria, mas também compôs maxixes, dobrados, hinos, xotes e polcas. Uma de suas valsas mais conhecidas é "Royal cinema", composta em 1913, há 108 anos, que foi executada diversas vezes pela orquestra da Rádio BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial. Esta valsa, juntamente com "A desfolhar saudades", foram gravadas pela Banda de Música do 14º Regimento de Infantaria da Paraíba. Teve ainda músicas gravadas por Ivanildo do Sax de Ouro, Zé de Elias, Quarteto de Cordas da UFRN e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Em 1983, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte editou o LP "Tonheca Dantas - Royal Cinema - Banda de Música do Catre - Regência: Tem. Moisés da Paixão" dentro do Projeto Memória/UFRN. Neste disco foram interpretadas suas obras "Royal Cinema", "Delírio", "Lúcia Pires Lemos", "A Desfolhar Saudades", "Melodia do Bosque" e "José Paulino". Foi homenageado bisneto Antônio José Madureira com a "Suíte retreta", gravada no disco "Romançal", pelo Quarteto Romançal em 1997. Recebeu também homenagem do governo do Estado do Rio Grande do Norte com a inauguração da Sala Tonheca Dantas no Teatro Alberto Maranhão.

Valsa do Cinema Royal (Waltz of Royal Movie Theater), ou Royal Cinema Valsa do Cinema Royal (Waltz of Royal Movie Theater). Assim como o Odeon, do Rio de Janeiro, o Cinema Royal, de Natal, também tinha piano e uma música erudita feita sob encomenda para animar os intervalos.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário