sábado, 27 de fevereiro de 2021

JOÃO O EVANGELISTA

 Dos discípulos de Jesus foi o único que não morreu martirizado. Nem por isso deixou de sofrer a terrível tortura de ser queimado com azeite quente. No tempo do imperador romano Domiciano (de 81 a 96 d. C.). Havia sido preso e enviado para Roma. Jogado num tanque de azeite fervente, escapou milagrosamente sendo enviado à ilha de Patmos, no mar Egeu, na costa da atual Turquia, para morrer por lá. Ali permaneceu por cerca de um ano. Com o assassinato do abominável Domiciano, em 96, regressou a Éfeso para escrever o Apocalipse (ou a Revelação) que ele criara quando estava em Patmos. Segundo alguns estudiosos, além do Apocalipse, ele escreveu em Éfeso, um evangelho e três epístolas. Morreu com mais de 100 anos da nossa era.

Era filho de Zebedeu e irmão de Tiago, o Maior, João não se intimou diante dos soldados de Pilatos, e permanecendo ao pé da cruz do enquanto os demais discípulos procuravam se esconder.

Naquela ocasião, Jesus pediu a João que cuidasse de sua mãe, que ali se encontrava ao lado de outras mulheres. Maria Madalena, Maria de Cleofas, (irmã de Maria, portanto, tia de Jesus, e  mãe de Judas Tadeu). Olhando para sua mãe disse o Redentor: “Mulher eis até o seu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a sua mãe”. E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa (Jo 19:27).

Conta a tradição que o amado discípulo de Jesus evangelizou os efésios (habitantes de Éfeso) hoje território turco que na época pertencia ao Império Romano. Para lá levou também a mãe do Salvador, Maria, que por cerca de 21 anos viveu sob os seus cuidados, até a sua morte em 54 d.C. quando visitou Jerusalém.

(conforme leituras diversas e principalmente “A Vida Cotidiana de Jesus dos 13 aos 30 anos na Galiléia, versão aproximada dos fatos”, obra do respeitado historiador cearense Jeovah Mendes – Gráfica/Editora Imprece – Fortaleza CE -2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário