quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

DEMOCRACIA E CIDADANIA

 São cinco os princípios da democracia, são cinco e juntos totalmente suficientes. Cada um em separado já é uma revolução. Pensar a liberdade, o que acontece em sua falta e o que se pode fazer com sua presença. A igualdade, o direito de absolutamente todos e a luta sem fim para que seja realidade. E assim o poder da solidariedade, a riqueza da diversidade e a força da participação. E quanta mudança ocorre por meio deles. Se cada um em separado quase daria para transformar o mundo, imagine todos eles juntos. O desafio de juntar diversidade com igualdade, de temperar com solidariedade conseguida pela participação. Essa é a questão da democracia, a simultaneidade na realização concreta dos cinco princípios, meta sempre irrealizável e ao mesmo tempo possível de se tentar a cada passo, em cada relação, em cada aspecto da vida. (...)

                           Foto de arquivo
Cidadania e democracia se fundam em princípios éticos e, por isso, tem o infinito como eu limite. Não existe  o limite para a solidariedade, a liberdade e a igualdade, participação e diversidade....A democracia é uma obra inesgotável.(Do sociólogo Herbert de Souza – Betinho).

 EM TEMPOS DE CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Tolerar a existência do outro e permitir que ele pense diferente, seja diferente, ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade mas de superioridade de um sobre o outro. Deveríamos  criar uma relação entre pessoas da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância.  (“Geração da paz - Um mundo em conflito e violência”.  - José Saramago)

                           Foto Jornal do Comércio

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário