quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

NOTÍCIAS DE CHUVAS

Como todo bom sertanejo, estando perto ou longe do sertão, as notícias das chuvas são sempre bem recebidas com ansiedade. Assim é o dia a dia do nosso deputado estadual Vivaldo Silvino da Costa, que abriu os olhos para o mundo – como os demais irmãos - no pé da serra de São Bernardo. Pois bem: antigamente em Pernambuco outro homem público, Agamenon Magalhães, (Agamenon Sérgio de Godoy Magalhães foi deputado federal, interventor, governador, ministro etc.) nascido em 1893 na sequidão e nos carrascais de Serra Talhada, a antiga Vila Bela no vale do Pajeú. Nada era mais agradável aos seus ouvidos do que receber notícias de trovoadas e das chuvas.


Quando era interventor em Pernambuco na ditadura de Vargas, recebeu um telegrama de um correligionário prefeito do sertão do São Francisco.

- Chove copiosamente em toda nossa região. Graças à profícua administração de V. Exa.

Foi destituído do cargo por Agamenon logo em seguida.

 

CONSELHOS VALIOSOS DE AGAMENON

Antônio Balbino pensava e planejava governar a sua terra a Bahia. (governou de1955 a1959). Ninguém melhor do que seu amigo Agamenon Magalhães para transmitir-lhe valiosas lições. Qual a receita para se fazer uma boa administração? Ouviu:

- No começo do governo preocupe-se com você mesmo: com o seu programa de governo e as formas de executá-lo; No meio do governo preocupe-se com os inimigos: com o que eles dizem, o que falam, para corrigir os erros; No fim do governo, preocupe-se com os seus amigos, com o que eles quiserem, para que não levem você a sair do governo deixando uma má impressão.

 

AGAMENON X CLEOFAS

João Cleofas de Oliveira, engenheiro e usineiro de cana de açúcar, que os adversários apelidavam de “João Três Quedas”, por ter sido derrotado sucessivamente em três eleições, num delas, disputava com Agamenon o governo de Pernambuco. Encontraram-se casualmente. Cleofas estava certo da vitória.

- Desta vez você não me escapa vou vencê-lo!

- Não vai me derrotar, nem agora nem nunca, jamais ganhará para mim - respondeu Agamenon.

- Por quê?

- Porque você tem usina. Passa 2/3 do tempo pensando nelas. 1/3 pensando em política. Eu penso em política 24 horas do dia, até dormindo. Não perdeu mesmo.

           Arquivo Senado Federal

ENGENHEIRO OU USINEIRO

Ainda sobre as eleições de 1050 em Pernambuco, conta-se esse episódio. O sociólogo Gilberto Freyre mandou chamar João Cleofas, o candidato da UDN, seu amigo, para uma conversa e aconselha-lo de como  conduzir a campanha contra Agamenon, o candidato do PSD.

- Para derrotar o adversário você não pode fazer a campanha dizendo que é usineiro, vai perder. Diga que é engenheiro com o de fato você é.

A partir de então, toda peça publicitária falava de “Cleofas o engenheiro”.

Os amigos de Agamenon Magalhães, encheram Pernambuco com um panfleto:

Cleofas diz que é engenheiro porque tem medo e vergonha de dizer que é usineiro, e nem é usineiro em Pernambuco, mas Campos, Estado do Rio, para não dar emprego aos pernambucanos.

Usineiro ou engenheiro, Cleofas perdeu e desabafou:

- Em Pernambuco, é melhor ser batedor de carteira do que usineiro.

 A ÚLTIMA:

Cleofas foi candidato pela última vez, já beirando os 80 anos e uma saúde ferro. Era senador pela ARENA e não voltou porque perdeu as eleições desta vez para o fenômeno de votos chamado Marcos Freire, em 1974.

Havia voltado da Romênia (Bucareste), onde foi testar os milagres da famosa geriatra Dra. Aslan. Chegou encantado. Encontrou o prefeito de Caruaru, Draiton Neijaim.

- Draiton vou ficar novo de novo. A doutora é realmente uma maravilha. O método é em três etapas. A gente segue à risca a primeira receita. Volta lá e vem com outra. E depois da terceira dieta, seis meses depois, a gente já está novo. Novinho, uma criança. Vou ficar menino de novo, seu Draiton.

Draiton ficou calado, pensativo.

- Cleofas notou o semblante do amigo:

- O que houve Draiton? Por que vc ficou assim, preocupado?

- Estou preocupado sim, é com medo de que o senhor pode pegar uma paralisia infantil.

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário