terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

MORRER COM DIGNIDADE

 “Qualquer semelhança com  pessoas reais é pura coincidência”,  era mais ou menos assim  a frase que aparecia nas telas  antes do início dos filmes. É uma idosa que está em isolamento, mesmo antes da Covid-19. Já se sentia abandonada e só, com o passar dos anos. As visitas dos filhos, dos netos, parentes, cada vez mais raras. Poucas eram as visitas, e, resolveu por conta própria ir para um abrigo de idosos. Pelo menos lá teria companhia. Uma grande ajuda para a família, um alívio, pelo menos o local ideal para quem resta apenas aguardar a hora de morrer. Sentiu é a mesma solidão com feições diferentes.

Aproximação com os outros asilados é controlada, distante e limitada. Lembra quando, mesmo com dificuldades de se locomover, podia ir sozinha, ao mercado, a farmácia comprar seus remédios.

O convívio agora é com outros na mesma situação, que ela pouco conhece. como dos demais o seu mundo é o seu quarto. Será que é só a Covid-19 que mata? Ou a solidão também não mata? Quantos estudos existem para sobre a importância da vida em comunidade, a amizade, o relacionamento entre as pessoas e os seus efeitos psicológicos e físicos para o ser humano? Milhares deles.

 Visitas? Nem pensar!  Agora a ausência é “justificada”: minimizar a propagação do vírus. Até aí tudo bem! Excelente propósito. Ela sabe que pode morrer, como vai morrer. Verdade única e absoluta, desde que não morra de corona vírus, tudo é justificável. Sua realidade não é diferente dos que estão nos hospitais os doentes com Covid-19, os pacientes internados por outras enfermidades, que tal vez morram sozinhos também, sem a companhia de um familiar? Sem o conforto e assistência espiritual de um religioso nos seus últimos suspiros? Aquelas mulheres prestes a parir sem ter o marido e ninguém da família por perto?


A vida não para,  continuarão a nascer e a morrer pessoas como antes, ou até mais rapidamente. Não interessa só tentar que não morram e que não nasçam, mas importa continuar tratar do nascimento e da morte humanamente, pois fazem parte da existência. Vamos todos morrer, mais cedo ou mais tarde. Mas, interessa sim, como as pessoas morrem e vão terminar seus dias, com
 amor, compaixão e dignidade.



MADRE TERESA

Há várias histórias sobre Santa Teresa de Calcutá (Madre Teresa) a cuidar dos enfermos. Mesmo que estivessem à hora da morte, ela lavava-os, cuidava deles e fazia-lhes companhia. Um deles, no momento de morrer terá dito: “Vivi como um animal, mas morro como um ser humano.”

Agnes Gonxha Bojaxhiu, conhecida como Madre Teresa de Calcutá, nasceu na atual Escópia, capital da República da Macedônia, numa família católica da comunidade albanesa. Foi educada numa escola pública e, ainda jovem, tornou-se solista no coro da igreja.

Determinada a seguir sua vocação religiosa, Agnes ingressou na Congregação Mariana. Em setembro de 1928, ingressou na Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, em Dublin, na Irlanda. De lá partiu para a cidade de Darjeeling, na Índia, onde as irmãs de Loreto tinham um colégio, em 1931. Lá fez noviciado e finalmente fez os votos de obediência, pobreza e castidade, tomando o nome de Teresa.

(Continua em Periscópio)

Frases e Pensamentos de Madre Teresa de Calcutá

 - “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.

 - “Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação”.

 - “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado”



Nenhum comentário:

Postar um comentário