quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

JOÃO FERREIRA DE LIMA O POETA PROFETA

 João Ferreira de Lima era pernambucano de São José do Egito, onde nasceu em 3 de novembro de 1902. Faleceu em Caruaru, Pernambuco, em 19 de agosto de 1972. Além de poeta, era astrólogo. Foi autor do mais célebre almanaque popular nordestino, o Almanaque de Pernambuco, Em 1936, cuja tiragem anual ultrapassou – acreditem - 70 mil exemplares.  Não tem um sertanejo antigo que não conheça o Almanaque, de João Ferreira de Lima. Todo começo de ano vendido e disputado nas feiras livres do interior. Tratava de tudo um pouco: clima, tempo, fenômenos naturais, previsões astrológicas, época de plantio, adivinhações, remédios caseiros, receitas e mezinhas para todo tipo de doença, plantas que curam, previsões sobre catástrofes, conselhos religiosos, além de anunciados de caráter moral. etc.

Muitos outros almanaques surgiram, mas, o do “profeta” João Ferreira de Lima, ganhava disparado. Após sua morte, o Almanaque passou a ser editado por sua filha Berenice, que continuou residindo em Caruaru.


                João Ferreira de Lima

Outro almanaque o “Juízo do Ano , foi publicado por várias década pelo poeta cordelista Manoel Caboclo e Silva, em Juazeiro do Norte - CE, na Tipografia Casa dos Horóscopos. Outro veterano que podemos citar é José Costa Leite, (salvo engano é de Condado, na zona da mata de Pernambuco), que desde 1950 escrevia folhetos de cordel, almanaques e produzia xilogravuras. No seu “Calendário Nordestino”, reunia poesias e previsões (prognósticos para o ano signo do zodíaco). Os almanaques eram lançados pelo interior, no mês de setembro, quando ocorria uma acirrada disputas entre os “profetas do tempo” para garantir o privilégio de lançar suas profecias em “primeira mão”.

O matuto analfabeto, - em sua maioria – sempre tinha alguém por perto para certificar-se se era mesmo o original, e alguém em casa ou vizinho para ler e para consultar as previsões.

 

Na obra de João Ferreira de Lima,  destacam-se, pelo menos, dois grandes clássicos da Literatura de Cordel: “Proezas de João Grilo” e “Romance de Mariquinha e José de Sousa Leão”. Sobre o folheto “As proezas de João Grilo” convém ressaltar o seguinte: João Ferreira de Lima o escreveu originalmente em sextilhas, num folheto de oito páginas, intitulado “As palhaçadas de João Grilo”, por volta de 1936. Em meados de 1948, a obra foi ampliada para 32 páginas na tipografia de João Martins de Athayde, pelo poeta Delarme Monteiro. As estrofes que foram acrescentadas são todas em sextilhas, sendo fácil identificar quais são as de autoria de João Ferreira de Lima. O novo título: As Proezas de João Grilo

Folhetos de João Ferreira de Lima:
- HISTÓRIA DE MARIQUINHA E JOSÉ DE SOUSA LEÃO
- O PINTO PELADO
- CASAMENTO DE CHICO TINGOLE COM MARIA FUMAÇA
- DOIS GLOSADORES - AZULÃO E BORBOREMA
- O MARCO PERNAMBUCANO
- O PRANTO DE JOVELINA, A CRIANÇA QUE MORREU NUMA FURNA MEDONHA
- SERMÃO PROFÉTICO DO PADRE CÍCERO ROMÃO
- PELEJA DE JOÃO DE LIMA COM LINO PEDRA AZUL
- PELEJA DE JOÃO DE LIMA E JOÃO ATHAYDE.

As peripécias do personagem.

“João Grilo foi um cristão

que nasceu antes do dia

criou-se sem formosura

mas tinha sabedoria

e morreu depois da hora

pelas artes que fazia.


E nasceu de sete meses

chorou no bucho da mãe

quando ela pegou um gato

ele gritou: não me arranhe

não jogue neste animal

que talvez você não ganhe. ( jogo do bicho).


Na noite que João nasceu

houve um eclipse na lua

e detonou um vulcão

que ainda continua

naquela noite correu

um lobisomem na rua...

CONTINUA EM PERISCÓPIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário