sábado, 30 de janeiro de 2021

DIA NACIONAL DOS QUADRINHOS

 Neste sábado, 30, comemora-se o Dia Nacional dos Quadrinhos. Nada mais próximo da nossa infância do que as revistas e as historinhas em quadrinhos, povoando a imaginação da criançada. Os Estados Unidos lideram também nessa área, há muito tempo. Mas poucas pessoas sabem que os primórdios dos quadrinhos começaram aqui, no Brasil, no século 19 (entre 1869 a1882) e narra as aventuras de dois personagens Zé Caipora e Nhô Quim, nos traços de Ângelo Agostini, um dos precursores desse gênero no mundo.

No século 20 (1931), os EUA já eram líderes nesse gênero. No Brasil outro nome que deve ser lembrado é o de Luiz Sá, ao criar os personagens Reco-Reco, Bolão, e Azeitona, cujas aventuras eram publicadas numa revista infantil chamada Tico-Tico.

 

A Tico-Tico foi homenageada em 2005, com um livro pela Editora Via Lettera, sob o título “O Tico-Tico – Cem anos de revista” , para registrar os 100 anos desde sua primeira tiragem, ocorrida em  11 de outubro de 1905, com o preço de 200 réis, preço que se manteve até o ano de 1920. A Tico-Tico tem uma história linda, justamente por ser voltada exclusivamente para crianças e ter encantado e contribuído para formação de várias gerações. Vale a pena pesquisar.  


HÉGIRA

E neste domingo, dia 31, comemora-se o Ano Novo Islâmico. O dia da Hégira, a palavra vem do árabe “el hedjara” e significa fuga, no caso a fuga do profeta Maomé de Meca, sua cidade natal para Medina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário