sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

DIÁLOGO PRODUTIVO

 Está mais do que provado. Uma boa política de comunicação  estimula os cidadãos a apoiar seus governos, ou, pelo menos, suas ações. Mas,  poucos governantes entendem que a comunicação por si só não faz ou produz milagres. Muitos prefeitos, principalmente nesse nível de governança, infelizmente, só vêm entender isso após  o fim dos mandatos ou nos seus dias finais. Não basta só o “lero-lero” costumeiro que fará mudanças, aliás, nunca fez.

Não basta montar uma boa equipe de comunicação em seus quadros auxiliares, embora importantes e necessários esses profissionais, para se construir o que se denomina chamar de “unidade de imagem do governo”.

Além deles e muito mais que eles, o importante é estabelecer um diálogo produtivo, uma relação de confiança, imprimir transparência nas decisões do governo e governados. É a partir daí que o prefeito e seus auxiliares mais imediatos e diretos construirão os caminhos  que favorecem o reconhecimento público, de suas ações, possibilidades e limitações.

Esse deve ser o papel principal do chamado  “grupos de transição de governo”,  cuja tarefa é dar ao futuro governante a radiografia da realidade local, do que ele encontrará pela frente, em termos de desafios, obrigações  e comprometimentos contratuais, dos recursos que disponibilizará nas áreas da educação, saúde, habitação, cultura, etc. Lamentável é que essas informações, - na maior parte das vezes -  chegam às mãos do novo prefeito tardiamente, atrofiadas, incompletas, carentes de dados, sem refletir a real situação financeira da administração municipal. Antigos vícios que, pelo visto, ainda continuam.

Em determinado município, categorias de servidores  prejudicados pelo não recebimento dos seus salários, em atraso, e sem previsão do pagamento, se nivelam com o mesmo drama do prefeito que tenta, por todos os meios  resolver o problema a curto prazo, embora, sem os meios para isso.

As negociações em busca de solução ficam mais difíceis,intransigentes e complexas. Com certeza se esse diálogo tivesse ocorrido antes mesmo da posse  estaria num patamar e espaço  mais privilegiado para as negociações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário