sábado, 16 de janeiro de 2021

POLÍTICOS DE GRANDEZA

 Outro gesto de grandeza humana do mineiro Juscelino Kubistchek de Oliveira. O então presidente, certo dia, conversava com o seu ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, o paraibano  Fernando Nóbrega. Fernando  ocupou também o Ministério da Agricultura,  num curto período em 1960.  Ainda em junho do mesmo ano foi nomeado como ministro do Tribunal Superior do Trabalho, tornando-se corregedor-geral da Justiça do Trabalho, de 1968 até 1971. (Fernando Carneiro da Cunha Nóbrega, nasceu em João Pessoa, cidade onde foi prefeito de 1938-1940.). Ele testemunhou  o fato.

- Fernando tomou conhecimento e contou ao presidente que um filho do senador Nestor Duarte, havia se formado em medicina mas por problema de saúde só podia trabalhar sentado. (Nestor era vice-líder da UDN e fazia oposição cerrada a Juscelino),

JK disse a Fernando que procurasse um lugar para o rapaz porque ele queria ajuda-lo, apesar do pai ser um ferrenho e agressivo adversário, mas não dissesse nada ao pai.

No primeiro despacho com o seu ministro o presidente cobrou:

- E então já descobriu onde podemos colocar o filho do senador  Duarte?

- Tudo certo presidente, já descobri um lugar ideal para ele, inclusive já trouxe a minuta do decreto de nomeação. Será no IPASE, ideal para ele, que é um rapaz culto, capaz, mas só pode trabalhar sentado.


- Transmita ao Nestor que quem nomeou ele não fui eu, foi o pai. Ele nada me deve.

Tempos depois Nestor escreve a Juscelino:

“ Sem poder pedir, mas desejando vivamente, sem poder retribuir, mas profundamente grato, recebo a nomeação do meu filho como um pai, nas minhas circunstância, sabe fazê-lo. O gesto de V. Exa., torna essa nomeação uma dívida de gratidão que com sincero contentamento fazemos questão, eu e meu filho, de contrair e proclamar. Saudações respeitosas. Nestor Duarte. Rio, 14 de junho de 1959”. Dois grandes.

(adaptação do fato narrado pelo jornalista, escritor, e ex-deputado, Sebastião Nery (Sebastião Augusto de Souza Nery, o baiano/mineiro/brasileiro e cidadão do mundo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário