segunda-feira, 12 de outubro de 2020

A MÚSICA NA POLÍTICA BRASILEIRA (IV)

O HOMEM DA VASSOURA  - Marcha carnavalesca gravada por João Dias, de Paquito e Romeu Gentil. O Homem da Vassoura é uma referência direta e explícita ao então candidato à Presidência da República, Jânio da Silva Quadros, que usou a vassoura como símbolo de sua campanha política. Jânio venceu a eleição e assumiu o poder, ficando célebre por dar ordens aos seus ministros e auxiliares através de bilhetinhos. Jânio renunciou ao poder por motivos que até hoje não foram devidamente esclarecidos. Disco Columbia 3089. Primeiro disco da Colúmbia a sair só com o número, sem o CB- antes. Lançado provavelmente em 1961.

Na verdade o disco foi lançado pela Columbia em fins de 1959 (visando o carnaval de 1960), com o número 3089-A, matriz CBO-2163, época em que Jânio Quadros ainda era governador de São Paulo (cargo que ocupava desde 1955), e se preparava para concorrer à presidência da República. A faixa entrou também no LP coletivo "Reinado de Momo".

O povo paulista adorava Jânio Quadros!..

Em São Paulo, Jânio foi vereador (1947); deputado estadual (1950); prefeito (1953); governador (1955) e presidente da república (1961); e novamente prefeito em 1985....O símbolo das suas últimas quatro campanhas, foi a "vassoura" -- varrendo pra lá e pra cá....A Outra foi:

Varre, varre, vassourinha! O famoso Jingle de Jânio Quadros.

(locutor  anunciava):  Alerta meu irmão, vamos vencer com jânio! Ou, ser varrido pela própria vassoura.


Varre, varre, varre vassourinha! / 
Varre, varre a bandalheira!

Que o povo já tá cansado / De sofrer dessa maneira...

Isso era nos tempos do Jânio Quadros, o seu jingle que fez muito sucesso e o levou à presidência. Em tempos da Operação Lava Jato, o jingle janista merece uma atualização aos novos tempos: Lava, lava, lava mangueirinha! Lava, lava a bandalheira!. Que o povo já tá cansado De sofrer dessa maneira...

Esse discurso de acabar com a corrupção já elegeu Jânio, Collor e seguidores da mesma linhagem e tem gente que ainda caindo  nesse “papo furado”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário