O HOMEM DA VASSOURA - Marcha carnavalesca gravada por João Dias, de Paquito e Romeu Gentil. O Homem da Vassoura é uma referência direta e explícita ao então candidato à Presidência da República, Jânio da Silva Quadros, que usou a vassoura como símbolo de sua campanha política. Jânio venceu a eleição e assumiu o poder, ficando célebre por dar ordens aos seus ministros e auxiliares através de bilhetinhos. Jânio renunciou ao poder por motivos que até hoje não foram devidamente esclarecidos. Disco Columbia 3089. Primeiro disco da Colúmbia a sair só com o número, sem o CB- antes. Lançado provavelmente em 1961.
Na verdade o disco foi lançado pela Columbia em
fins de 1959 (visando o carnaval de 1960), com o número 3089-A, matriz
CBO-2163, época em que Jânio Quadros ainda era governador de São Paulo (cargo
que ocupava desde 1955), e se preparava para concorrer à presidência da
República. A faixa entrou também no LP coletivo "Reinado de Momo".
O povo paulista adorava Jânio Quadros!..
Em São Paulo, Jânio foi vereador (1947); deputado estadual (1950); prefeito (1953); governador (1955) e presidente da república (1961); e novamente prefeito em 1985....O símbolo das suas últimas quatro campanhas, foi a "vassoura" -- varrendo pra lá e pra cá....A Outra foi:
Varre, varre, vassourinha! O famoso Jingle de
Jânio Quadros.
(locutor anunciava):
Alerta meu irmão, vamos vencer com jânio! Ou, ser varrido pela própria
vassoura.
Que o povo já tá cansado / De sofrer dessa maneira...
Isso era nos tempos do Jânio Quadros, o seu jingle que fez muito sucesso e o levou à presidência. Em tempos da Operação Lava Jato, o jingle janista merece uma atualização aos novos tempos: Lava, lava, lava mangueirinha! Lava, lava a bandalheira!. Que o povo já tá cansado De sofrer dessa maneira...
Esse discurso de acabar com a corrupção já
elegeu Jânio, Collor e seguidores da mesma linhagem e tem gente que ainda caindo nesse “papo furado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário