quarta-feira, 14 de outubro de 2020

ALUISIO ALVES O CIGANO FEITICEIRO E O TREM DA ESPERANÇA

Usando o um fraseado antigo, “sem sobrosso”, podemos afirmar que Aluísio Alves foi tudo o que pretendeu ser, no seu Rio Grande do Norte. De deputado federal constituinte em 1946, aliás, o mais jovem do Brasil aos 24 anos da idade, na legenda da União Democrática Nacional (UDN). Tomou posse em fevereiro de 1946. - (Com a queda do Estado Novo em 29 de outubro de 1945 e a realização de eleições no dia 02 de dezembro seguinte, foi convocada a Assembleia Nacional Constituinte.


Aluísio Alves nasceu em Angicos (RN) -  no dia 11 de agosto de 1921, filho de Manuel Alves Filho e de Maria Fernandes Alves. Fez o curso primário em sua cidade entre 1926 e 1930 e, de 1936 a 1940, fez os estudos secundários em Natal. Cheguei a conhecer certo dia um cidadão muito comunicativo e simpático na cidade de Assú, era o seu irmão, Expedido Alves, estava na companhia do ex-deputado Olavo Montenegro. Mais ou menos no final de 1980, almoçando no Balneário “Adega da Ponte” (da família Montenegro), na margem do rio Assu, ao lado do Dr. Milton Marques e o técnico João de Castro, encarregado das instalações dos equipamentos da rádio Princesa do Vale, inaugurada em 1981.

Após o almoço, na saída, Dr. Olavo puxou o Dr. Milton, pelo braço, educadamente, para uma  conversa reservada. Ficamos eu, João de Castro e o Sr. Expedito, puxei conversa a cerca do seu irmão Aluísio, que, poucos meses antes havia readquirido seus direitos políticos com a anistia decretada pelo então presidente João Figueiredo, e aproveitando a ocasião  arrisquei: “ será que seu irmão vai mesmo se lançar candidato para enfrentar um dos “Maias?” como se especula? Mesmo faltando quase dois anos? Ou será que vai ficar na iniciativa privada? E ele me assegurava dizendo em voz baixa:

- “ Meu amigo, se for desejo dele, Aluísio será candidato sim, nesse partido novo que entrou agora, o PP  - mas, ressaltou – se houver  eleição...né? Ninguém sabe o que se espera desses militares. E terminou com uma boa gargalhada...

- Mas o presidente garantiu que quem for contra as eleições ele “prende e arrebenta”.

Em tempo: Não deu outra – em setembro de 1981, Aluísio anunciava sua candidatura na legenda do PP para governar o Rio Grande do Norte. As eleições ocorreriam em novembro do ano seguinte, 1982.

Aluísio filiou-se ao PP (Partido Popular), agremiação presidida por Tancredo Neves, com o fim do bipartidarismo em 29 de novembro de 1979 e a organização de novos partidos.

Lamentavelmente, Expedito Alves, seria assassinado tempos depois  em sua terra natal. Esse Rio Grande do Norte tem muita história!



Ouça na página Memória Musical os dois jingles da campanha de Aluísio em 1960.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário