segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Enfarte matou Zuza Homem de Mello

 Morreu na madrugada deste domingo, 4 de outubro,  o músico, jornalista, escritor, crítico, especialista em história da música brasileira, José Eduardo Homem de Mello, o Zuza Homem de Mello, aos 87 anos. De acordo com nota publicada pela família em redes sociais, Zuza morreu de infarto em casa enquanto dormia em seu apartamento, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

                   Foto: Poa Jazz Festival / Divulgação / CP Memória

Foi membro e ex-presidente da Associação dos Pesquisadores da MPB. Era integrante da Academia Paulista de Letras. Seu primeiro livro foi "Música Popular Brasileira Contada e Cantada" (Melhoramentos, 1976) e o mais recente foi "Copacabana - A trajetória do samba-canção (1929-1958)" (Editora 34/Edições Sesc, 2017). 

Tenho em meu acervo os dois  volumes da sua obra construída em parceria com Jairo Severiano “ A Canção no Tempo”.

Na última terça, dia 29 de setembro, ele havia finalizado uma biografia sobre João Gilberto, que seria publicada até o final do ano. Zuza tinha uma ligação muito forte com Porto Alegre e todo o ano estava pela cidade, mais recentemente nas edições do Poa Jazz Festival, onde foi homenageado na 4ª edição em 2018 e teve o documentário "Zuza Homem de Jazz", em novembro de 2019, no StudioClio, dentro da programação do 5º Poa Jazz. O documentário fala de sua ligação com o gênero no tempo em que viveu e estudou nos Estados Unidos, nos anos 1950, e o reencontro com amigos como Bob Dorough, Gary Giddins, Steve Ross, Eric Comstock, Wynton Marsalis e Maria Schneider.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário