Como
o Ibope mede a audiência dos programas de televisão e quanto vale cada ponto
registrado?
Para fazer a medição de audiência, o
Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística instala nos televisores
de dez capitais brasileiras um aparelho chamado peoplemeter. À medida que
identifica o canal sintonizado, este aparelho envia a informação à central do
Ibope, via rádio-frequência. Nas medições feitas em São Paulo, esta resposta é
gerada minuto a minuto, criando uma amostra em tempo real. Os dados são automaticamente
tabulados e em seguida são transmitidos aos assinantes do instituto (emissoras
de rádio e televisão, jornais, revistas, etc.), por rádio-frequência ou
internet. Na medição, um ponto de audiência equivale a 1% do universo
pesquisado de uma cidade ou região. A Grande São Paulo, por exemplo, possui aproximadamente
4,47 milhões de domicílios com tevê e uma população pouco superior a 15 milhões
de habitantes. Então, um ponto de audiência neste local significa 1% de sua
audiência, o equivalente a 44.700 aparelhos ligados em um determinado canal.
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