sexta-feira, 23 de outubro de 2020

NOMES NA POLITICA – PODEMOS LEVAR A SÉRIO?

 Existem postulantes às Prefeituras e Câmaras Municipais, para todos os gostos pelo Brasil afora. São 5.570 municípios e 47,32 milhões de eleitores. Alguns se destacam pela criatividade para chamar a atenção dos eleitores. Na Bahia, em Goiás, Rio Grande do Sul, não importa onde estejam: para assegurar a vaga três irmãos “Mano” em Goiânia, disputam o legislativo. Mano Santos (PL), Mano (PCdoB), e Cleubismar Mano (Cidadania). Tem ainda os “pica paus” não o do desenho animado mas, o Alessandro Pica Pau (PTC),  o DJ Pica Pau (PTC), tem o Serjão - “Esse é Bão” (PDT)  esse é prá ninguém botar defeito.  

Quer mais? Ainda em Goiânia tem o escorregadio “Mantegão” (PDT). E o torcedor  apelidado de Tim, do Vila Nova de Goiás, que bateu com um chinelo no próprio rosto depois de ver o seu time cair para a Série C. O popular  Tim também é candidato e registrou: Tim da Chinela (PDT). Sônia “Boca de Galinha” (PCdoB), na gíria policial seria o “vulgo” dela. São cerca de 1.100 candidatos disputando uma das cadeiras na capital goiana.

Nomes estranhos, apelidos, engraçados, descontraídos, divertidos, chamam mais a atenção do eleitor, - dizem -  em diferentes momentos das campanha políticas isso sem ocorreu.

Se por um lado tem algo de sério na política, por outro lado, há os que se aproveitam de piadas para se fazer conhecido. É o vale tudo em busca do voto.

O TSE – Tribunal Eleitoral Superior  proíbe o uso do nome de órgãos públicos, mas permite as siglas. Assim, a candidata a vice prefeita de Pires do Rio ( GO) Deusileni Gaspar da Silva, conseguiu registrar-se  como Deusileni Escrivã da PF Aposentada.

Outros candidatos por Estado da Federação: Em Mina Gerais temos, por exemplo:

Dudu Cremoso (MDB) na cidade  de Araújos  MG

Itamar Boi (MDB) – também em Araújos MG
Pé de Pato do Lixo (PODEMOS) – Bambuí MG
Pipi de Jorge (PSD) S. Gonçalo do Rio Preto MG

Ferreira do Suvacão – (Patriota) – Dores de Guanhães MG

Agenor Passa a Régua – (Avante) Tarumirim MG

Adriano “Pirulito” (DEM) – Cana Verde MG

Ênia da Boca de Onça (PSL) -  Gouveia MG.

Em Miguel Pereira tem o candidato a vereador Marcinho Cheio de Pulga (PSC - nº 20666) “Nesse Você pode Confiar” ! você confiaria ele pegar seu filho  abraça-lo ou dar uma sacudida?


A Pica também resolveu sair candidata em 2020.  Parece piada né? No município de Sagrada Família – RS, uma candidata, Josiane Brizolla,  32 anos, dona de casa divorciada, natural de Palmeira das Missões – RS, registrou sua candidatura pelo Partido dos Trabalhadores – PT (nº 13013) com o codinome de “Pica”!  Ouçam o jingle da campanha dela  que diz “vai no rumo certo...”  Eita Brasil... em Periscópio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário